Alagoas

Inácio Loiola se posiciona contrário à politica de privatizações em Alagoas

13/11/2019
Inácio Loiola se posiciona contrário à politica de privatizações em Alagoas

Deputado Inácio Loiola

Em seu terceiro mandato e defensor ferrenho das questões ambientais, o deputado estadual Inácio Loiola (PDT) se posicionou contrário à politica de privatizações em Alagoas, durante a sessão plenária da última quinta-feira, 07, após pronunciamento do deputado Davi Maia (DEM) em apoio a privatização da Casal – a Companhia de Saneamento de Alagoas.

“Sou obrigado a discordar de todos vocês. Vai chegar um ponto que o Estado vai entregar tudo e nós não vamos mandar em nada. O Estado não é incompetente, incompetente é quem está a frente do Estado. Nenhuma região no mundo, eu já disse isso aqui reiteradas vezes, se desenvolve sem esse tripé: água, estrada e energia. Nós já temos o exemplo da privatização do setor elétrico, o exemplo da privatização das estradas, mas se voltando para a questão da água em Alagoas é uma situação delicada e precisamos analisar friamente e tecnicamente, e não ser tomado pela emoção”, interviu Loiola.

O parlamentar tem promovido também o debate da política do crescimento integrado entre as regiões, como princípio para fortalecer a economia nos municípios e gerar emprego e renda. No entanto, avalia como sendo imprescindível agilizar a conclusão das obras no Canal do Sertão, para a devida ampliação do abastecimento de água, onde a iniciativa privada não terá interesse de explorar e investir por ser inviável do ponto de vista financeiro, prejudicando diretamente os alagoanos que sempre estiveram numa situação desconfortável em relação ao acesso à água. Além disso, Inácio reforça que o maior problema deste século é a água e, dentre os estados do Nordeste, Alagoas possui a região mais privilegiada em relação aos recursos hídricos.

Com o objetivo de reconstruir a política de saneamento do estado de Alagoas e buscar soluções no campo mais diplomático, o deputado Inácio Loiola sugere que haja maior integração entre o Legislativo e o Executivo, afim de ampliar de forma responsável, junto ao Governo Federal, a manutenção dos programas hídricos sobretudo nos municípios atingidos pela estiagem, nas regiões do Agreste, Bacia Leiteira e Sertão alagoano.

CASAL

O destaque da sessão ordinária desta quarta-feira, 13, é o requerimento de autoria do deputado Inácio Loiola solicitando a realização de uma sessão pública para discutir o processo de concessão e privatização da Casal – Companhia de Saneamento de Alagoas no plenário da Assembleia, assim como sensibilizar os demais parlamentares sobre a importância da não privatização de diversos serviços públicos no estado.

“O requerimento tem como finalidade construir um serviço público de acesso para toda a sociedade alagoana. Vamos discutir tecnicamente as deficiências enfrentadas pela companhia de abastecimento e saneamento, as diretrizes do projeto e apresentar os impactos da privatização da Casal para os consumidores, principalmente, àqueles que não foram contemplados com um sistema eficiente de abastecimento no seu município e também pelo uso das águas do Canal do Sertão”, reforçou Inácio Loiola.