Geral

Hospital Regional Santa Rita implanta Núcleo de Segurança do Paciente

08/11/2019
Hospital Regional Santa Rita implanta Núcleo de Segurança do Paciente

Uma das formas de promover e apoiar iniciativas voltadas à segurança do paciente é a implantação de Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) nas unidades de saúde. Sendo assim, o Hospital Regional Santa Rita e Maternidade Santa Olímpia, em Palmeira dos Índios/AL, não mediu esforços para que o Núcleo se tornasse realidade, e na tarde desta quinta-feira (07/11/2019), empossou os componentes que serão responsáveis em promover as melhorias relacionadas à segurança do paciente no HRSR.

A coordenação ficou sob a responsabilidade da fisioterapeuta Renata Lucena, que terá o apoio de vários profissionais como, por exemplo, médicos, enfermeiros, biomédicos, farmacêuticos, técnicos, enfim, será uma equipe de multiprofissionais que buscarão planejar e executar ações que tragam bons resultados e avanços para o Santa Rita e, consequentemente, para os seus usuários.

“A nossa missão será fortalecer a segurança do paciente. Tenho certeza que, juntos, iremos conseguir alcançar o nosso objetivo. Estamos à frente do Núcleo, mas é bom ressaltar que precisaremos do envolvimento de todos, pois para que um projeto importante como esse dê certo, é fundamental o trabalho em equipe. Vamos nos unir, e que sejamos multiplicadores dessa ideia, porque teremos que conscientizar as pessoas sobre do que se trata a segurança do paciente”, destaca a coordenadora do Núcleo – Renata Lucena.

O papel do NSP

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) tem como objetivo promover melhorias relacionadas à segurança do paciente, de forma a prevenir e reduzir a incidência de eventos adversos no atendimento e internação.

“Desejamos sucesso. Que o Núcleo seja um elo que sirva para fortalecer ainda mais a nossa relação com os pacientes. Estamos prontos para ajudar no sentido de que os trabalhos funcionem e sirvam à todos os que procuram o Santa Rita, dentro do padrão que se determina entre os melhores hospitais deste país. O nosso objetivo é justamente esse, ser um hospital de referência no estado de Alagoas. Estamos trabalhando para isso, dia à dia, incansavelmente”, afirma o Diretor médico HRSR – Dr. Pedro Gaia.

O Provedor do Santa Rita – Médico Roberto Salgueiro disse que: “Buscamos um atendimento pleno e a segurança máxima dos nossos pacientes. Estamos vivenciando um momento de mudanças no hospital. Temos uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) atuante, contamos com uma eficiente Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), implantamos o Núcleo de Educação Permanente (NEP), que vem trazendo ótimos resultados, e agora chegou a vez do nosso Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), que certamente apresentará excelentes resultados. Diante disso, podemos dizer que estamos no caminho certo para que, no exercício dos nossos serviços, o Santa Rita seja orgulho para todos nós e para todas as pessoas que nos procuram, sejam elas do município de Palmeira dos Índios ou de cidades circunvizinhas”, finaliza enaltecendo o Provedor.

 

A composição do Núcleo

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Regional Santa Rita é composto por:

Coordenação : Renata Ítala Brasileiro de Lucena Gaia – Fisioterapeuta
Osmar Monteiro da Silva – Médico
Cícero José da Silva – Médico
Jamille Franco da Silva – Enfermeira
Tamires Ferreira Veiga – Enfermeira
Lucélia Barros de Oliveira – Enfermeira
Alexsandra Maria Cordeiro Duarte – Enfermeira
Rebeca de Farias Barbosa – Enfermeira

Juliana Paiva – Enfermeira
Victor Fellipe Silva de Oliveira – Enfermeiro
Jaquelline de Oliveira Silva – Enfermeira
Marcelo Francisco Santana da Silva – Técnico em Enfermagem
Neila Heloíse Barbosa Ferro – Farmacêutica
Bruna Soares Leite Lira – Biomédica