Variedades

Governo lança publicação com as obras completas do escritor Aloísio Costa Melo

12/11/2019
Governo lança publicação com as obras completas do escritor Aloísio Costa Melo

s Obras Completas do escritor alagoano Aloísio Costa Melo serão lançadas na quinta-feira (14), às 19h, no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (Foto: Cícero Rodrigues)

As Obras Completas do escritor alagoano Aloísio Costa Melo (1919-1998) serão lançadas na quinta-feira (14), às 19h, no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), Centro de Maceió. Publicadas com apoio do governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Comunicação, a publicação faz parte das comemorações alusivas ao centenário da Academia Alagoana de Letras (AAL) e aos 100 anos do autor.

Nascido em Capela, Costa Mello deixou importante contribuição ao acervo literário local. Membro da Academia Alagoana de Letras e do IHGAL, esteve próximo à literatura desde a juventude, acumulando sensibilidade na arte de narrar fatos e, dessa maneira, puxar pela memória afetiva e geográfica do leitor.

Quando lança o primeiro livro, Se não me falha a memória (1992), mostra sua maturidade literária e cuidado com o ato da escrita. Romancista e contista, Aloísio Costa Melo deu existência poética às lembranças vividas nos contextos rural e urbano das pequenas cidades alagoanas, dosando sempre a narrativa com interferências ficcionais que tornam a leitura mais agradável, sem deixar de ser um registro recorrente de época e contexto social.

As Obras Completas do escritor alagoano Aloísio Costa Melo serão lançadas na quinta-feira (14), às 19h, no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), no Centro de Maceió (Cícero Rodrigues)

Sobre o autor, o crítico literário e doutor em Literatura Brasileira, Vicente Ataíde escreveu “ele veio a publicar no fim da vida, mas a formação se foi fazendo de modo constante e sólido. Reconstituiu o mundo antigo deliciosamente misturado com os acontecimentos do presente, num passe de mágica que faz o leitor, súbito, não saber mais em que universo se encontra: no real, no ficcional; no antes, no agora.”

O apuro narrativo do escritor também foi objeto de análise da professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas, Isabel Brandão.  Segundo ela, “Mais do que um tempo vivido, a narrativa de Costa Melo conta histórias que pertencem ao mundo imaginado que, através da memória, é recontado e assim reinventado – diria mesmo ficcionalizado, a partir das lembranças evocadas.”

Organizada pela jornalista Cíntia Ribeiro e pela professora da Ufal Maria Heloísa Melo de Moraes, filha do escritor, e com designer gráfico de Cícero Rodrigues, a publicação reúne dois volumes (Memória e Ficção). O arquiteto e presidente do Iphan-AL, Mário Aloísio, assina as ilustrações com desenhos (a bico de pena).

As Obras Completas do escritor alagoano Aloísio Costa Melo serão lançadas na quinta-feira (14), às 19h, no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), no Centro de Maceió (Cícero Rodrigues)

Para o secretário de Comunicação, Enio Lins, além da relevância literária, o trabalho tem o sentido de afeto compartilhado pela participação dos filhos: “Heloísa  foi a primeira leitora do pai, e Mário vem com as ilustrações”. Para o secretário, o lançamento reafirma o propósito do governo em ampliar e divulgar o melhor da literatura de matriz alagoana.  “Entendemos que o desenvolvimento de um estado só se efetiva com reconhecimento e apoio a seus valores humanos e imateriais”, conclui Lins.