domingo, 08 de dezembro de 2019

Notícias

In:

Defesa Civil amplia área de isolamento no bairro do Pinheiro

Por Assessoria

A Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) está ampliando a área de isolamento no entorno dos blocos 7, 8, 9, 14 e 15 do Conjunto Jardim Acácia, no bairro do Pinheiro. A medida entra em vigor a partir deste sábado (23), diante da evolução das rachaduras nos prédios e, consequentemente, do risco de desabamento.

A ampliação do isolamento está amparada pela Lei nº 12.608, que trata das políticas de proteção e defesa civil, que estabelece ser de competência do Município “vistoriar edificações e áreas de risco e promover, quando for o caso, a intervenção preventiva e a evacuação da população das áreas de alto risco ou das edificações vulneráveis”.

O Relatório de Análise Técnica que avaliou o risco estrutural dos blocos aponta que os elementos estruturais dos prédios passaram do estado limite de deformação e encontram-se colapsados e sem funções, com grandes riscos de tombamento iminente, principalmente no que diz respeito às condições encontradas no solo por sua zona de fraturamento. Confira o Relatório de Análise Técnica.

“A área dos prédios já está isolada desde junho deste ano, mas diante da evolução do problema e do risco de tombamento, estamos ampliando o perímetro. Neste primeiro momento as vias serão isoladas, para evitar o fluxo de veículos, mas o isolamento completo será feito com alambrado para evitar que pessoas transitem próximo aos prédios”, explicou o coordenador Geral de Proteção e Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos.

O isolamento acontece na Alameda Cônego Cavalcante de Oliveira, no trecho que vai desde o posto de combustíveis BR Petrobras até o Supermercado Pilar, e na Rua Manoel Menezes, no trecho que compreende o depósito de gás da Ultragaz até o Supermercado Pilar.

Ampliação de área de isolamento é medida preventiva diante do risco de tombamento. Foto: Ascom Defesa Civil

“Sabemos que isolamentos de áreas causam transtornos, mas a medida adotada é necessária para salvaguardar a população, uma vez que o solo do bairro continua em movimento e a evolução das rachaduras nestes cinco blocos é constante”, completou a diretora de Operações de Proteção e Defesa Civil, Joanna Borba.

O trabalho de isolamento das vias foi planejado com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que adotará as medidas necessárias para orientar os condutores que trafegam pela região.

A medida de ampliação da área de isolamento foi comunicada aos moradores do bairro que fazem parte do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) do Pinheiro, bem como o relatório técnico encaminhado para os órgãos responsáveis.

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com