Geral

Cortejo cultural abre Natal dos Folguedos no próximo dia 24

12/11/2019
Cortejo cultural abre Natal dos Folguedos no próximo dia 24

Giro de Folguedos aconteceu na orla de Ponta Verde.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Faltam 11 dias para o início da terceira edição do Natal dos Folguedos. A festa, que reúne tradições da cultura popular, gastronomia, artesanato, música e decoração natalina, será aberta oficialmente no dia 24 de novembro, com o acendimento da iluminação temática de Natal e um grande cortejo que deve reunir, na orla marítima de Maceió, cerca de cinco mil integrantes de grupos de folguedos. A celebração marca a abertura do verão na capital alagoana e o início das comemorações de fim de ano promovidas pela Prefeitura Municipal de Maceió.

De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Vinicius Palmeira, o cortejo de abertura do Natal dos Folguedos também irá receber grupos culturais de outros municípios alagoanos. “Para a abertura das nossas festividades de fim de ano, convidamos grupos que são da região metropolitana de Maceió, a exemplo de Marechal Deodoro e Coqueiro Seco. Queremos integrá-los a esse momento tão importante e emblemático para a nossa Cultura Popular e para a nossa cidade”, destacou.

Vinicius Palmeira, presidente da Fmac, comemora integração com grupos de outras cidades alagoanas. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

O cortejo cultural do Natal dos Folguedos será iniciado na Praça Gogó da Ema e sairá em direção à Praça Multieventos, onde haverá uma homenagem à Nossa Senhora dos Prazeres.

Segundo o gestor da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Jair Galvão, o Natal dos Folguedos se consolida a cada ano como um dos principais eventos do calendário cultural e turístico de Maceió, sendo um atrativo turístico importante durante a alta temporada.

“O Natal dos Folguedos é um momento que pode ser aproveitado tanto pelos turistas que visitam a capital alagoana, como pela população maceioense. É um momento especial, que celebra a cultura nordestina e festeja a abertura do Verão na capital. O acendimento das luzes da cidade, e a decoração natalina, instalada pela Prefeitura de Maceió – momento também bastante esperado – promete surpreender. Estamos ansiosos e na certeza que será uma temporada histórica”, ressaltou o secretário.

Para o secretário Jair Galvão, evento celebra a cultura nordestina e marca o início do verão em Maceió. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Entre os destaques da programação deste ano, estão as projeções mapeadas com temática natalina que contam a  história do Papai Noel nordestino, de férias em Maceió, conhecendo pontos turísticos, gastronomia e folguedos. A ação irá abrilhantar ainda mais a festa durante sua abertura no dia 24 de novembro e se insere na programação, sempre aos sábados, nos dias 30 de novembro, 7, 14 e 21 de dezembro.

A iluminação decorativa desse ano, também, ganha um reforço especial. Segundo a Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima), a ornamentação natalina da cidade vai contar com 7.300 metros de pisca, 2.000 metros de mangueiras decorativas, 950 projetores de led, uma árvore de 20 metros, duas árvores de 10 metros, dois portais, 258 ornamentos de poste e outros ornamentos de chão, como árvores, renas, trenós, velas e anjos.

Além disso, duas novas localidades serão contempladas com iluminação natalina, a rua Dr. Lessa de Azevedo e o Corredor Vera Arruda. A previsão é de que as luzes sejam acesas, respectivamente, nos dias 22 (Centro), 24 (Orla), junto com o início do Natal dos Folguedos, e 25 de novembro (corredor Vera Arruda).

As atrações que irão participar das apresentações de palco, na Praça Multieventos, nos dias 23, 29 e 30 de novembro e nos dias 1ª, 6, 11, 12, 13, 14, 15, 18, 19, 20, 21 e 22 de dezembro, e do cortejo cultural, no dia 24 de novembro, estão sendo selecionadas por meio de um edital de credenciamento lançado pela Fmac. O resultado final da chamada pública, que contempla grupos da Cultura Popular, bandas e artistas solos e corais, deve ser divulgado no Diário Oficial do Município (DOM) no próximo dia 18 de novembro.

Neste ano, a já tradicional Festa das Águas, que acontece nos dias 7 e 8 de dezembro na orla marítima, também irá compor a programação das festividades de fim de ano da capital.

O Natal dos Folguedos é uma opção gratuita de lazer para turistas e maceioenses que contará com  diversos shows de artistas da terra, vila gastronômica em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL), espaço para crianças, Casa do Papai Noel, espaço de artesanato do Sebrae e da Federação das Associações e Cooperativas dos Artesãos de Alagoas.

O evento é uma realização da Prefeitura de Maceió, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL), Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB) e Sebrae/AL.