Geral

Com parceria entre Prefeitura e Ufal, Bienal do Livro toma conta das ruas do Jaraguá

05/11/2019
Com parceria entre Prefeitura e Ufal, Bienal do Livro toma conta das ruas do Jaraguá

Prefeito participa da abertura da Oitava Bienal Internacional do Livro de Alagoas.
Foto: Max Monteiro/ Secom Maceió

Até o dia 10 de novembro, as ruas do Jaraguá estarão tomadas de livros e muita cultura. A 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas acontece nas ruas e prédios do histórico bairro. O maior evento literário do estado deve receber mais de 250 mil pessoas. Com um importante apoio da Prefeitura de Maceió, a Bienal é uma realização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Editora Universitária (Edufal).

Este ano, focando e fortalecendo a liberdade, o evento tem como tema “Livro Aberto – Literatura, Liberdade e Autonomia”.

A Prefeitura aporta um investimento de aproximadamente meio milhão de reais e todas as secretarias estão envolvidas na logística e no desenvolvimento da Bienal. Para o prefeito Rui Palmeira, essa edição tem um peso importante. “A Prefeitura está totalmente envolvida no evento. E essa será uma edição ainda mais especial. O evento vai acontecer nas ruas do Jaraguá, usando os equipamentos do bairro e valorizando esse espaço histórico de Maceió. É uma parceria que gera ganhos imensos”, comentou.

Entre o público esperado, estão 6.800 alunos da Rede Municipal de Ensino, que receberão um vale-livro no valor de R$ 15. “É um investimento para fomentar a participação efetiva dos nossos estudantes e a prática da leitura, que é fundamental para o processo de aprendizado de cada um deles. O investimento feito nessa ação foi de pouco mais de R$ 150 mil”, frisou o prefeito.

“A ação é para incentivar a leitura entre os estudantes. A Bienal é um momento importante para os alunos e para todos que fazem as escolas da Rede Municipal de Ensino. É fundamental que nossos alunos vivam esse momento”, acrescentou a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea.

A reitora da Ufal, Valéria Correia, falou sobre a parceria com a Prefeitura. “Esse trabalho em conjunto sempre existiu, mas este ano foi fundamental, já que a 9ª edição da Bienal acontece na parte histórica de Maceió, onde também fica a Prefeitura. Essa edição marca a Universidade abraçando a sociedade alagoana e a sociedade alagoana abraçando a Universidade”, disse.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) também estará com um estande no evento literário. O espaço será montado atrás do Museu da Imagem e do Som (Misa), onde haverá uma estrutura para leitura, contação de histórias e o Espaço Kids, onde serão realizadas as atividades da Estação Saber, a biblioteca volante da Secretaria.

Também estarão com estruturas na Bienal, a Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), com coleta seletiva, geladeroteca, educação ambiental, pintura facial, distribuição de mudas, plantio de mudas com as crianças e exposição de bichos empalhados do parque municipal; e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com teatro de fantoches, orientação de higiene bucal, verificação de pressão artéria, glicemia capilar e noções de primeiros socorros.

A Prefeitura intensificou a divulgação em hotéis para atrair os turistas que visitam a cidade. Além disso, a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) estará com a Central de Atendimento ao Turista (Cat Móvel), Experiência 360º e com a votação da Arte Urbana Interativa – intervenções implantadas no bairro pelas Instituições de Ensino Superior parceiras do Projeto Maceió Cidade Inteligente.

Na logística da edição, serão 10 garis garantindo a limpeza, reforço de 900 pontos de luz e agentes de trânsito para orientar os maceioenses. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) também estará com ações de educação de trânsito através de dominó ludo educativo.

III Seminário de Desenvolvimento Econômico

Durante a 9ª Bienal Internacional do Livro, a Secretaria Municipal de Economia (Semec) e o Gabinete de Governança (GGOV) realizam, nos dias 06 e 07, o III Seminário de Desenvolvimento Econômico, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa). O evento terá como tema “Visões Compartilhadas – Colaboração e Desenvolvimento”.

A ideia do evento é levar para o cidadão formas inovadoras de empreender, apresentando o que a Prefeitura de Maceió está fazendo para incentivar o empreendedorismo inovador. “É importante destacar que teremos a oportunidade de promover um diálogo institucional, compartilhando as visões do poder público municipal, Executivo e Legislativo, com parceiros e representantes da sociedade num esforço pela busca do desenvolvimento da cidade”, afirma Fellipe Mamede, secretário municipal de Economia.

O seminário é direcionado a estudantes, pesquisadores, representantes da iniciativa privada e pública, e sociedade em geral. As inscrições para o seminário podem ser feitas no site www.doity.com.br/sde2019, que também traz a programação completa do evento.