Cidades

Circuito realiza ação simbólica de monitoramento das águas do São Francisco

28/11/2019
Circuito realiza ação simbólica de monitoramento das águas do São Francisco

Na tarde da última quarta-feira (27), o Circuito Penedo de Cinema realizou uma ação simbólica de monitoramento das águas do rio São Francisco com o objetivo de medir a qualidade do material coletado. A ação foi coordenada pelo professor da Unidade de Penedo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Cláudio Sampaio. Ele explicou que, na bacia do São Francisco, a cidade ribeirinha é o único ponto de coleta de água. “Aferimos a qualidade da água através de diversos parâmetros, desde temperatura, turbidez, a presença de coliformes fecais, amônia, nitrato, além da presença de lixo nas margens e já realizamos isso há mais de três anos. A gente tem um panorama bem interessante da qualidade do rio São Francisco”, disse ele.

Sampaio contou ainda que, ao longo dos três anos de coleta e monitoramento, a água se encontrou num estado regular. “Se medidas de saneamento básico, coleta de resíduos sólidos e outras atividades como a manutenção de nascentes da mata ciliar, a gente imagina que num futuro próximo, a qualidade caia para o nível ruim, o que afetará a vida de milhões de ribeirinhos”, alertou.

A atividade, segundo o professor, está atrelada à programação do Circuito Penedo de Cinema, mas também acontece mensalmente. “Realizamos coletas onde convidamos escolas da rede municipal e estadual, grupos de capoeira populares, para participar. É um projeto de extensão onde a gente tenta envolver a comunidade penedense para a conservação do rio São Francisco”, falou Cláudio Sampaio.

O Circuito é uma realização do Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com patrocínio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), da Prefeitura de Penedo e do Sebrae Alagoas.

Mais informações sobre a programação no site do evento ou pelas redes sociais. No Instagram, o endereço é @circuitopenedo.