Alagoas

Apresentação teatral estimula a integração de socioeducandos de Alagoas

29/11/2019
Apresentação teatral estimula a integração de socioeducandos de Alagoas

Estimulando a integração e a socialização de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em Unidades de Internação de Alagoas, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), promoveu uma apresentação teatral executada por socioeducandos em um evento infantil da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), nesta semana.

Os adolescentes se apresentaram para centenas de crianças, entre 6 e 18 anos incompletos, integrantes do Programa Integração AABB Comunidade, que promove a aproximação entre escola, família e população, com foco no público em situação de vulnerabilidade social. A peça foi inspirada no seriado mexicano Chaves, que encantou gerações e se tornou um clássico no Brasil.

O pequeno Arthur, de 7 anos, ficou atento durante todo o espetáculo e aplaudiu de pé os personagens que costumava ver somente na televisão. “Foi muito legal ver todo mundo da vila. Eu gosto de assistir o Chaves na TV, mas nessa peça o Quico foi muito mais engraçado”, comenta o garoto.

O socioeducando C.H.S., que tem 18 anos e interpretou o personagem Seu Barriga, falou sobre a satisfação de levar alegria a crianças em situação de vulnerabilidade. “Estou muito feliz em acompanhar a equipe e realizar este lindo trabalho com as crianças. É muito bacana ver a criançada sorrindo, alegre com a nossa apresentação, pois é tudo feito com muito carinho”.

Emocionado, o adolescente conta que teve uma infância difícil, mas que o trabalho de espiritualidade realizado dentro da Unidade de Internação o ajudou a superar os traumas do passado. “Fui criado com desgosto e isso me deixou muito mal, mas com os ensinamentos e os conselhos dos irmãos da espiritualidade eu descobri como é bom praticar o amor ao próximo e me tornar uma pessoa do bem”, afirma o adolescente.

Para a gerente de desenvolvimento integral da Sumese, Cássia Moreno, a principal proposta da atividade foi promover a integração social dos adolescentes. “A integração é a palavra de ordem no nosso teatro. Esse trabalho trouxe uma abordagem multidisciplinar que envolve a psicologia, a educação social, entre outros fatores que contribuem para a construção de uma mentalidade positiva, que faz toda a diferença na vida do adolescente. Estamos todos felizes com o resultado”, afirmou Cássia.

O Programa Integração AABB Comunidade tem o apoio do Governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Educação e atualmente funciona em nove municípios do estado, promovendo a inclusão social de crianças em situação de vulnerabilidade por meio do esporte, da cultura e do complemento escolar.