Cidades

Alagoas, Sergipe e Bahia debatem doação e transplantes de órgãos

20/11/2019
Alagoas, Sergipe e Bahia debatem doação e transplantes de órgãos

Uma troca de conhecimentos e experiências, que contribuirão para melhorar a doação de órgãos, diz Daniela Ramos.

O 5º Encontro Alagoas, Bahia e Sergipe em Doação e Transplante acontece nesta quinta (21) e sexta-feira (22), às 8 horas, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Jaraguá. O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, através da Central de Transplantes de Alagoas, voltado para profissionais da área de saúde.

A coordenadora da Central de Transplantes, Daniela Ramos, informou que o encontro tem como tema a qualidade e sustentabilidade do processo de doação. “Profissionais conhecidos nacionalmente estarão participando do encontro abordando temas importantes como estratégias para aumentar as notificações de possíveis doadores, diagnóstico de morte encefálica, financiamento do Programa Brasileiro de Transplantes, entre outros”, frisou.

Daniela disse ainda que o evento é um momento para troca de experiências entre os participantes que estarão discutindo os desafios e avanços dos transplantes, para que cada um em seus estados possam colocar em práticos os temas das discussões.

No primeiro dia do encontro, coordenadores das Centrais de Transplantes de Alagoas, Bahia e Sergipe serão os responsáveis pela abertura. Em seguida Thadeu Tomé, do Hospital Sírio-Libanês, estará falando sobre o Financiamento do Programa Brasileiro de Transplante.

Ainda pela manhã, a programação tem continuidade com sessão temática  sobre a Manutenção do Potencial Doador e a Realidade das Unidades com Escassez de Recursos, seguida de debate. Os trabalhos serão retomados a partir das 14 horas com a segunda sessão temática sobre os Avanços do Modelo CIHDOTT no Brasil, que encerra as atividades do dia.

Na sexta-feira (22), os trabalhos serão iniciados com a discussão sobre o Aproveitamento de Órgãos Doados no Brasil e Evolução das Filas de Espera para Transplante, com a participação de Thadeu Tomé, do Sírio-Libanês. Num segundo momento, haverá uma mesa redonda sobre Transplante de Órgãos Sólidos – A Realidade do Nordeste e as Possibilidades de Avanços. À tarde, os participantes estarão discutindo o Sistema Nacional de Transplante e a Posição da Região Nordeste no Contexto Atual, com participação da coordenadora do Sistema Nacional de Transplantes, Daniela Salomão. O encontro será encerrado com premiação dos trabalhos apresentados durante nos dois dias do evento.