Alagoas

Alagoanos já podem utilizar Carteira de Trabalho Digital

06/11/2019
Alagoanos já podem utilizar Carteira de Trabalho Digital

Alagoas agora é um dos estados que já têm acesso à Carteira de Trabalho Digital. A versão do documento, que é de fácil acesso para os trabalhadores e pode substituir a CTPS física, foi apresentada nesta quarta-feira (06), pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal.

Para ter acesso ao novo serviço, é preciso entrar no site https://servicos.mte.gov.br/ ou fazer o download do aplicativo CTPS Digital, disponível tanto para iOS como para Android. Após o login, será possível ter em mãos dados de qualificação civil e demais informações da vida laboral, sem necessidade de apresentação do documento físico.

“Alguns serviços já são totalmente digitais hoje em dia. Com os avanços tecnológicos, não é mais sustentável investir um recurso significativo para a impressão de documentos que podem ser passados para o digital. Para o cidadão, os ganhos também são muitos, já que a nova versão da CTPS é mais acessível, segura, econômica e ágil”, explica o superintendente Regional do Trabalho em Alagoas, Victor Cavalcante.

A iniciativa é fruto da mobilização provocada pela Transformação Digital (TD), um movimento que também tem afetado a prestação de serviços públicos no país e que está se aproximando, dia após dia, da realidade dos alagoanos. Atualmente, o Estado é um dos líderes na discussão da temática, coordenando o Grupo de Transformação Digital em Governo, uma rede nacional gerida pelo Conselho Nacional de Secretários da Administração (Consad) e pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP), que reúne especialistas em TD dos Governos Estaduais e distrital de todo o País.

“Nós temos estado à frente de um movimento nacional de Transformação Digital nos Governos Estaduais e a CTPS Digital é um dos serviços prioritários da agenda que temos desenvolvido. A sociedade está cada vez mais digital e o serviço público não pode ficar atrás nesse quesito. A CTPS adianta esse futuro e precisa ser disseminada para que tanto os trabalhadores quanto as empresas contem com mais facilidade e modernidade no processo trabalhista”, conta o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Fabrício Marques Santos.

Menos informalidade

Para o secretário do Trabalho e Emprego de Alagoas, Arthur Albuquerque, além de trazer mais economia e celeridade para os alagoanos, o novo formato de disponibilização do documento colabora para o enfrentamento à informalidade e para o fortalecimento das regulamentações trabalhistas, já que otimiza os trâmites empregatícios.

“A versão digital da Carteira de Trabalho vem para facilitar todo o processo de formalização dos trabalhadores alagoanos, o que dialoga muito com o que o Governo de Alagoas já vem fazendo na área. Temos atuado bastante em prol da simplificação na prestação dos serviços relacionados ao ambiente de negócios e o intuito é que o os cidadãos tenham pela frente um caminho cada vez mais simplificado, ágil e transparente nesse contexto”, afirma ele.

Além de representantes da Seplag e Sete, estiveram presentes na solenidade técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e representantes dos setores econômicos, empregadores e empregados de Alagoas.