Alagoas

Socioeducandos de Alagoas dão o primeiro passo para o ingresso na universidade

15/10/2019

Cerca de 100 jovens e adolescentes, entre 14 e 21 anos, que cumprem medidas socioeducativas em Unidades de Internação de Alagoas deram o primeiro passo para o ingresso na universidade. Eles participaram do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja, que avaliou os conhecimentos dos candidatos para a obtenção do certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

Para a superintendente de Medidas Socioeducativas, Denise Paranhos, o certificado garantirá a valorização do currículo dos socioeducandos. “Esta qualificação contribui para que o adolescente tenha mais oportunidades profissionais e seja melhor remunerado no futuro, o que reflete diretamente no êxito do seu retorno à sociedade”, afirmou.

O adolescente K.S.S., de 16 anos, vê no exame uma oportunidade de crescimento pessoal e diz que espera um bom resultado. “É um passo importante para conseguirmos um emprego melhor e partir para uma nova vida. Mesmo privado de liberdade, temos a chance de estudar todas as matérias; eu mesmo tenho passado de ano e aprendido muito”, comentou o adolescente.

O acompanhamento escolar dos adolescentes segue o mesmo cronograma das escolas estaduais. Alguns socioeducandos e ex-socioeducandos já foram aprovados em exames como o Enem, garantindo o ingresso no ensino superior, como afirma a gerente de Desenvolvimento Integral da Sumese, Cássia Moreno.

“A Escola Estadual Paulo Jorge – referência para pessoas privadas de liberdade – possibilita todo o embasamento educacional e com este reconhecimento os meninos têm a certeza de que vale a pena acreditar na educação. A gente ensina, acompanha, e quando o adolescente vê uma oportunidade como esta ele se dedica ao processo para começar uma nova etapa no Ensino Médio ou Ensino Superior”, declarou Cassia Moreno.

Os socioeducandos participaram da modalidade Encceja Nacional PPL, destinada a pessoas que cumprem medidas que incluam privação de liberdade. No entanto, as regras são as mesmas e os adolescentes receberão o diploma quando aprovados.

Este ano, o Exame foi constituído de quatro provas objetivas, por nível de ensino, contendo, cada uma, 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de Redação. No Ensino Fundamental, as áreas de conhecimento avaliadas foram: Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia. Já no Ensino Médio, foram avaliadas as seguintes áreas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.