Geral

Sistema digital da Prefeitura garante agilidade e transparência no processo eleitoral do Conselho Tutelar

07/10/2019
Sistema digital da Prefeitura garante agilidade e transparência no processo eleitoral do Conselho Tutelar

A noite deste domingo (7) foi de expectativa para os candidatos que disputavam as vagas de conselheiros titulares. Após um dia inteiro de votação, o resultado da apuração dos votos saiu antes do prazo esperado graças ao sistema digital inovador desenvolvido pelo Grupo de Tecnologia de Informação (GTINFO) da Prefeitura de Arapiraca.

A eleição foi de responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Arapiraca. Cerca de 120 servidores do município atuaram como voluntários no processo de votação e foram de grande importância.

“O novo sistema de contagem único e desenvolvido pela Prefeitura foi inovador e facilitou o processo de contagem dos votos, de forma rápida e transparente. Enquanto os outros municípios demoraram para contar as cédulas, o nosso resultado saiu antes do prazo e não houve reclamações ou dúvidas na transparência”, declarou a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Rosana Cleide Queiroz.

Estiveram envolvidas no processo as secretarias de Desenvolvimento Social, Gestão Público, Procuradoria, Infraestrutura, Saúde, Educação, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Chefia de Gabinete, Serviços Públicos e SMTT.

O prefeito Rogério Teófilo destacou a importância do sistema e também parabenizou os servidores envolvidos e os novos conselheiros. “Nossa gestão é séria e transparente e, por isso, nosso grupo de tecnologia se preocupou em desenvolver esse sistema digital único e inovador em Alagoas, garantindo mais conforto e agilidade na apuração dos votos. Todos os servidores envolvidos estão de parabéns pelo empenho e resultado final nesse processo, assim como os novos conselheiros eleitos, que são essenciais para a transformação e proteção de nossas crianças e adolescentes”, frisou Teófilo.

O RESULTADO

Em Arapiraca, foram 18 candidatos concorrendo às 10 vagas para o quadriênio 2020/2024. O processo de seleção começou em julho e os candidatos tiveram que passar por uma prova escrita, além de comprovar experiência em trabalhos com crianças e adolescentes. Arapiraca tem dois conselhos tutelares, com cinco conselheiros cada um.
Os membros do Conselho Tutelar local foram escolhidos mediante voto, direito, secreto e facultativo dos eleitores do município. A posse dos eleitos e seus respectivos suplentes ocorrerá no dia 10 de janeiro de 2020. A eleição está sendo realizada sob a fiscalização do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL).

Confira os nomes dos candidatos eleitos:

1º – Aermerson Barros do Nascimento (1072 votos)
2º – Margarete Barbosa de Oliveira Silva (785 votos)
3º – Weslem Silva de Santana (785 votos)
4º – Maria Julyana Marques Torres (655 votos)
5º – Elaine Barbosa Sales (598 votos)
6º – Itallo Gustavo Porto de Oliveira (486 votos)
7º – José Severino Jiló (480 votos)
8º – Alberto de Oliveira Nascimento (474 votos)
9º – Joelma Araújo da Silva (442 votos)
10º – Thamires Alves Paulino (395 votos)