Geral

Projeto de ensino do Ifal Palmeira é selecionado para Experiência Beta no RS

04/10/2019
Projeto de ensino do Ifal Palmeira é selecionado para Experiência Beta no RS

Um projeto de ensino inovador que aborda temáticas da contemporaneidade voltadas à geopolítica, suprindo lacunas que muitas vezes não podem ser discutidas em sala pela questão do tempo. Este é o “Atualidades em Foco”, projeto de ensino do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira, idealizado pelo aluno do 3º ano de Informática, Vítor Neves e de orientação do professor de História, Roberto Idalino.

Com boa recepção no campus e cada vez mais trazendo discussões da atualidade, o projeto foi submetido para o Encontro Nacional do Cientista Beta: Experiência Beta e selecionado para representar o campus no evento que será realizado na cidade de Porto Alegre – RS, nos dias 26 e 27 de outubro. Mais do que uma feira de ciências convencional, trata-se de um momento de transformação para o estudante, em que ele poderá participar de palestras, painéis e dinâmicas.

Durante o evento, jovens cientistas, professores, mentores e empreendedores são convidados a falar sobre seus projetos, receber feedbacks de uma banca e interagir entre si. Vitor conta que ficou sabendo do Experiência através da egressa de Edificações, Elma Marques, que hoje cursa Medicina pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

“Ela sempre me indica feiras e eventos para que eu possa inscrever meus projetos. Sei que isso é importante para meu currículo. Recebi essa indicação dela uma semana antes do prazo acabar e, por isso, tive que correr para me inscrever. Fico feliz de fazer parte do Ifal, pois aqui somos incentivados a participar de projetos de ensino, pesquisa e extensão. É algo grandioso”, diz o garoto de 16 anos.

O “Atualidades em Foco” nasceu de uma inquietação de Vítor que queria trazer um senso crítico para questões da contemporaneidade e por isso convidou o professor de História, Roberto Idalino. “Em sala de aula, mesmo naquilo que chamamos de transversalidade, não dá para trabalhar determinados conteúdos mais a fundo, então o projeto supre essa necessidade e tem sido bastante rico em conhecimento para quem dele participa. Trata-se de um espaço a mais onde eles podem falar sobre questões de forma mais contextualizada”, informa o docente.

Os encontros são realizados no campus desde abril deste ano e conta com a participação de estudantes dos 1º e 3º anos de Edificações e Informática. Entre as temáticas abordadas: política de cotas, crise na Venezuela, intolerância, reforma da previdência, dentre outros.

“Este projeto foi pensado desde o ano passado. Convidei Idalino para estar junto a mim neste trabalho e ele me acolheu de braços abertos, entendendo bem a proposta. Outra pessoa que me ajudou bastante nesta ideia foi a professora de Geografia, Diana Souza. Pude contar com ela tanto na divulgação quanto em diversas abordagens tratadas em sala”, orgulha-se Vítor.

Sobre o evento e a apresentação do trabalho, o aluno ressalta que a expectativa tem sido grande pelo quilate que é o “Experiência Beta”.

“Será um momento em que terei acesso a palestrantes de várias áreas do conhecimento, além de poder conhecer pessoas de diversas regiões do país, o que trará um ganho no meu conhecimento e na minha formação. É importante destacar também que quando falamos em Ciências lembramos apenas da Química, Biologia, Física e acabamos negligenciando as Humanas e o Experiência inclui e valoriza todas essas áreas””, conclui Vítor.