sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Notícias

In:

Programa Criança Alagoana recebe prêmio nacional de excelência em boas práticas

Por Assessoria

Prêmio foi recebido pelo governador do Estado, Renan Filho, que destacou a importância do trabalho idealizado pela primeira-dama Renata Calheiros. (Foto: Márcio Ferreira)

O programa Criança Alagoana (Cria) foi o grande vencedor do Prêmio Excelência de Competitividade – Destaque Boas Práticas. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (18) pelo Centro de Lideranças Públicas (CLP), em São Paulo. O Cria estava concorrendo com mais 123 políticas públicas de todo o Brasil

O prêmio foi recebido pelo governador do Estado, Renan Filho, que destacou a importância do trabalho idealizado pela primeira-dama Renata Calheiros. “Ela é a embaixadora do Cria e lidera uma equipe de profissionais de três secretarias. Os bons resultados já estão sendo medidos pela redução da mortalidade infantil e materna e entrega do Hospital da Mulher. O prêmio é um reconhecimento de todo este trabalho de excelência”, disse o governador.

Para primeira-dama, ver o Cria se destacando nacionalmente, mostra que as boas práticas adotadas para cuidar das gestantes e crianças em Alagoas, demonstram que o Estado está no caminho certo na garantia de futuras gerações saudáveis e uma sociedade mais desenvolvida.

Na avaliação da diretora executiva do CLP, Luana Tavares, o Cria é um programa que deve ser seguido como exemplo para outros Estados. “Nosso trabalho é identificar em todo Brasil, política públicas de alto impacto. O programa Criança Alagoana venceu porque tem o propósito de trazer melhorias para a governabilidade e para a sociedade”, afirmou a diretora.

Fizeram parte da comissão julgadora membros da CLP, do Grupo Votorantim, conselheiro da Goldman Sachs Brasil e representante do Bank of America Merril Lynch para América Latina. Todos avaliaram no Cria critérios de Potencial de institucionalização, equidade, replicabilidade, escalabilidade, inovação, momento do país e resultados.

Além de Alagoas, outros cinco estados finalistas estavam concorrendo ao prêmio “Excelência em Competitividade – Destaque Boas Práticas”, com os programas: “Bom Prato” (SP); “Paraíba Unida Pela Paz” (PB); “Programa Metropolitano de Gestão de Resíduos Sólidos (PE);  “Programa Telessaúde” (MT) e “Caminhos da Paraíba (PB).

Para o gestor intersetorial do Cria, Antônio Pinaud, o modo de gestão do programa de Alagoas foi o grande diferencial nessa colocação do Criança Alagoana em um dos prêmios de maior relevância do Brasil. “A convergência intersetorial que o Cria adota é um modelo de gestão que otimiza recursos e aumenta os resultados, impactando na produtividade e qualidade dos programas e projetos. É dessa forma que o Estado tem trabalhado”, disse Pinaud.

O modelo de gestão utilizado pelo Cria consiste em integrar as ações nas áreas da saúde, educação e assistência social, além de outras secretarias, para que as políticas públicas em prol das gestantes e crianças, de até seis anos, funcionem com mais eficiência. Além disso, a cadeia de informação permite maior articulação entre os municípios alagoanos e o Estado.

O secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social de Alagoas, João Lessa, participou da solenidade e destacou a importância desse reconhecimento, diante do trabalho que o Governo do Estado tem desenvolvido.

“Foi uma grande honra estar aqui e participar desse momento, Alagoas vive um novo tempo no que diz respeito ao cuidado, à responsabilidade e à utilização dos recursos voltados para projetos que envolvam gestantes ecrianças. Trabalhar de maneira integrada, unindo saúde, educação e assistênciasocial é o melhor caminho para que nosso estado continue melhorando no rankingde competitividade. Muito em breve sairemos do atual 16 lugar para uma posiçãoainda melhor em nível nacional”, destacou o secretário.

Histórico 

O Cria foi criado em 2016, com um projeto piloto na cidade de Murici. Em 2017, mais cinco municípios integraram o programa. Atualmente, as ações integradas são coordenadas pelas secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social em todos os municípios.

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com