Alagoas

Ocorrências de fauna marinha oleada no litoral de Alagoas

15/10/2019
Ocorrências de fauna marinha oleada no litoral de Alagoas

Nota IMA

A presente nota apresenta informações acerca das ocorrências de fauna impregnada por petróleo no litoral de Alagoas e orientações gerais para população civil quanto a conduta em casos de verificação de animal afetado por óleo nas praias. 

É de conhecimento da população alagoana que, desde o dia 02 de setembro do corrente ano, faixas de praia do nosso litoral vêm sendo afetadas com presença de manchas e pelotas de petróleo bruto o qual está sendo averiguado e investigado pelos órgãos ambientais competentes. Durante o período de ocorrência deste evento e em virtude do mesmo, alguns animais marinhos vieram a encalhar em nossa costa, impregnados por petróleo. Os dados oficiais e atualizados (14/10/2019) do Núcleo de Monitoramento e Informações Ambientais – NMI/IBAMA/RN reportam 04 ocorrências de fauna afetada por óleo na costa alagoana, sendo 02 tartarugas vivas e 02 tartarugas mortas. 

Nos casos dos animais mortos, não é possível afirmar que a causa do óbito tenha sido causado em decorrência do contato com óleo bruto uma vez que, alguns dos animais já foram encontrados em avançado estado de decomposição e putrefação, podendo a impregnação ter acontecido no post-mortem do animal, já na faixa de praia afetada pelas manchas e que, aguarda-se ainda o resultado dos laudos de necropsia para apontamento da causa mortis dos indivíduos. No caso especifico do Golfinho encontrado no litoral do município de Feliz Deserto, foi descartada a possibilidade de morte por contato com petróleo; o animal apresentava marcas de interação negativa com pesca (marcas de rede de pesca) e que o mesmo pode ter vindo a encalhar já em óbito. 

Quanto aos animais ainda vivos, foram encaminhadas para centro especializado no estado de Sergipe, montado para recebimento de animais afetados pelo petróleo no nordeste os quais possuem estruturas e mão de obra especificas e autorizadas para atendimento e manutenção destes animais, além do tratamento e reabilitação. 

Ressaltamos a população que, em virtude dos acontecimentos na costa do nordeste e do período de desovas das tartarugas marinhas de ocorrência no nosso Estado (SET – MAR), temos a expor que, o IMA juntamente ao IBAMA/AL e outras instituições e secretarias municipais de meio ambiente, vêm adotando medidas mitigadoras dos impactos como as limpezas das faixas de praia acometidas pelo evento e destinação adequada dos resíduos, monitoramento das praias, inspeções de ambientes sensíveis como manguezais e recifes de coral e resgate de animais vivos encalhados por contato com o óleo . 

Orientamos a toda população que, ao se deparar com a presença de algum animal afetado pelo óleo em situação de encalhe, deve-se entrar em contato o mais rápido possível com os órgãos ambientais, para o atendimento emergencial dos indivíduos, estabilização e adequada destinação aos centros especializados de tratamento e reabilitação. CONTATOS: (82) 98833-9397 (IMA) (82) 2122-8329 (IBAMA/AL) (82) 98833-5879 (Batalhão de Polícia Ambiental – BPA)