Geral

Novo bar e restaurante de Maceió faz homenagem ao bairro Fernão Velho

19/10/2019
Novo bar e restaurante de Maceió faz homenagem ao bairro Fernão Velho

Inaugurou em Maceió, ontem sexta (18), o “Seu Conrado – Bar e Restaurante”. O mais novo botequim alagoano, traz uma proposta baseada no resgate da típica comida nordestina “raiz”, atrelada à memória afetiva da culinária da família Conrado, e promete pôr à mesa, as receitas da “casa dos avós”, bem como as histórias de uma época relembrada com muito orgulho, no bairro de Fernão Velho, localizado na parte alta de Maceió.

A ideia nasceu de uma conversa despretensiosa entre os netos do homem que dá nome ao bar, Cícero Conrado, com o objetivo de trazer algo diferente além da comida nordestina. Algo que homenageasse o nome da família, e os pratos especiais da “Vó Dinha”.

Foi então que a história que ligou os avós veio à tona. A união de uma funcionária da Fábrica Carmem, Dona Ivanilda ou Dinha para os íntimos, e um marinheiro, farmacêutico, sindicalista, Cícero Conrado, ou “Seu Conrado” resultou em 5 filhos e muitas histórias aos 5 netos, depois que deixaram o velho “Fernão Velho” pra trás, e mudaram-se para outro bairro.

Queríamos levar para as pessoas, as receitas que minha avó Dinha faz até hoje pra gente, seja nos finais de semana ou em datas especiais. Comida de verdade, com temperos de casa, que têm história: cozido, rabada, feijoada, galinhada… e também as histórias que embalavam nossas refeições à mesa da cozinha, contadas por nosso avô “Seu Conrado” com tanto orgulho. Explicou a empresária, Carol Conrado”.

Além do cardápio recheado de “cozinha memória”, e a fachada que remete à extinta Fábrica de Fiação e Tecelagem, Carmen, desativada definitivamente no ano de 2010 após períodos de inatividade, o ambiente relembra o bairro de Fernão Velho com fotos de época, e também figuras representativas, desde o Padre Cícero, que ilustra a Praça Eduardo Santos, até o famoso “boi de carnaval”, todos presentes no recinto.

Seu Conrado conheceu todos os netos, infelizmente não está mais entre nós para repassar suas histórias aos bisnetos, ou para prestigiar esta homenagem, mas com certeza, deixou sua marca na nossa formação e história, a prova disso é esse botequim que exala ‘alagoanidade’ a cada detalhe. Seguimos com Dona Dinha, no auge dos seus 83 anos, 5 filhos, 5 netos, 3 bisnetos e muita saúde pra nos presentear com seus pratos, agora compartilhados com todos, no ‘Seu Conrado – Bar e restaurante”, falou emocionada a filha mais velha dos homenageados, e mãe da empresária Carol Conrado, Ângela Conrado.

Serviço

Seu Conrado – Bar e Restaurante

Local: Rua Vereador Mironildes Vieira, 464 – Jatiuca, Maceió- AL.

Horário de funcionamento: De terça à domingo, das 10h às 00h