Artigos

Novelas e Intimidade

25/10/2019
Novelas e Intimidade

Preliminarmente, esclareço que o conteúdo deste Artigo expressa a opinião pessoal do autor e de seus 15 eleitores que pediram-me fosse elaborado um comentário a respeito das Novelas que infestam as TVs deste Brasil, sobretudo na GLOBO. Não pretendo polemizar, porque quem escreve em Jornais e Revistas, é considerado  formador  de opinião, no alcance do assunto em face das pessoas que o avaliam e com ele estão solidárias. Os que discordam, que permaneçam no mesmo degrau, sem necessariamente imaginarem-se ofendidos .

Retorno ao tema, porque tempos atrás escrevi  artigo onde fiz alusão ao Big Brother, Programa destituído de conteúdo, em que pessoas de ambos os sexos , reunidas numa Casa Luxuosa, conversando  apenas  bobagens, comendo em demasia, se enfeitam, dançam , discutem tolices, desfrutam instantes  de LAZER insuperáveis e  praticam traições no momento do “Paredão”, votando contra quem conviveu naquele ambiente, expondo alegações vazias. Ao final, o vencedor recebe um  alto prêmio, como se tivesse, no período de extrema Mordomia e Ociosidade,  produzido algo positivo !….  Observem que os intervalos de tempo entre exibições ,  foi  bastante reduzido,  parecendo  haja sido extinto por  sua inexpressividade. O vil metal comanda o “Espetáculo”, porque  vultosa soma converge para a Emissora, com patrocínios valiosos e milhões de discagens.

Semelhante e mais forte constatação, temos presente nas Novelas, cujos Títulos não resistem à mínima avaliação e crítica. Acabou-se , por exemplo,  “ O tempo Não Para” e várias outras anteriormente, ocupando espaço generoso durante meses ,  afora as apresentações reproduzidas em Programas de boa audiência, máxime no Faustão. Vejamos, em resumo, o que apresentou “ O Sétimo Guardião”, mostrando  um agourento Gato Preto e uma aguerrida briga entre participantes. Não se vislumbra ,  sequer , um Quadro educativo, exibindo Talentos nas diversas atividades humanas, bem como orientações acerca da bebida ao volante, do excesso de velocidade , da religiosidade, sem distinguir preferências,respeito aos  pais, amigos,  etc. Ao contrário, o que vimos todos os dias, são filhos desobedecendo seus Genitores, traições domésticas,violência,  mortes e tudo mais de  negativo que se possa imaginar !…..

Quando se lança criticas construtivas, sempre aparecem os defensores  com alegações infantis , falando em modernidade e avanço da tecnologia e da ciência, como justificativa para permitir estejam as famílias deste Pais obrigadas ao espetáculo diuturnos,com cenas de sexo, quase sempre em HORÁRIOS NOBRES . Falam na possibilidade de Censura, se houver qualquer restrição à inaceitável LIBERDADE !… O novo modelo mostra até Cabarés, com jovens bonitas e insinuantes, parcamente vestidas. Não prevalece o Constitucional  DIREITO À INTIMIDADE !  Não sou puritano, mas aprendi com meus Pais e numa época diferente, na querida Viçosa, alcunhada de ” ATENAS DE ALAGOAS”, que o respeito aos valores essenciais  da nossa Sociedade, à família e à Pátria, não podem e nem devem ser substituídos por supostas “conquistas” sociais e a ilimitada  MODERNIDADE. Que se produza algo associado à evolução social e aos costumes modernos, sim, porém  valorizando e destacando os bons hábitos, a moral e as corretas maneiras.