Política

Ministro Osmar Terra lança programa e anuncia pagamento de recursos atrasados

17/10/2019
Ministro Osmar Terra lança programa e anuncia pagamento de recursos atrasados

Com trânsito livre entre os diversos setores do país, o ministro da Cidadania, Osmar Terra esteve em Maceió nesta quinta-feira (dia 17) para lançamento do programa Município + Cidadão. Para uma plateia de prefeitos e secretários de Assistência Social, Terra foi além e anunciou um processo de desburocratização no ministério e um cronograma de pagamento dos recursos do CRAS e CREAS em atraso.

Principal foco do ministério da Cidadania, o Programa Município + Cidadão incentiva ações nas áreas de Desenvolvimento Social, Cultura e Esporte para fortalecer a cidadania da população. O objetivo é aumentar o alcance das políticas públicas. Ele apoia os municípios que implementam serviços de maneira articulada para beneficiar a comunidade, como jogos, festivais, shows, cursos profissionalizantes, atividades para idosos, promoção do desenvolvimento infantil, fomento da agricultura familiar e prevenção ao uso de drogas.

Para aderir ao novo programa, até 19 de janeiro de 2020, o município também precisa estar habilitado ao Programa Progredir; Criança Feliz, realizar compras institucionais da agricultura familiar; e firmar um compromisso para realização de diagnóstico acerca da situação dos dependentes químicos do município (número estimado, drogas mais presentes, quantidade de pessoas em tratamento).

O presidente da AMA, Hugo Wanderley aposta no novo projeto e nas ações que o ministro Osmar Terra vem desenvolvendo um bom trabalho e tem total confiança na condução do seu trabalho. “Sei da capacidade para resolver e avançar. Nova proposta vai dinamizar as ações da assistência social”, afirmou.

O ministro Osmar Terra garantiu o pagamento dos recursos atrasados da CREAS e CRAS, uma reivindicação do Coegemas. A presidente Gilselda Lins destacou o empenho do prefeito Hugo Wanderley em defender o pagamento hoje anunciado pelo ministro. “Faremos o pacote de negociação de 2018 e todo o pagamento de 2019 até dezembro. A partir de 2020 pagaremos as parcelas 2018 e iniciaremos um grande processo de desburocratização para faciliar o trabalho dos prefeitos”, disse o ministro

Representando a Confederação Nacional dos Municípios, a prefeita de Feliz Deserto, Rosiana Beltrão, destacou que o trabalho realizado. “Todos os programas lidam com pessoas. Esse entrelaçamento vai dar mais capacidade de executar serviços, aproximando as pessoas do poder público”, afirmou.

Realizado na Federação das Indústrias, o lançamento contou também com a presença dos secretários especiais do ministério, prefeito de Maceió Rui Palmeira, do presidente da FIEA, José Carlos Lyra que têm ações em várias cidades alagoanas, deputados federais Marx Beltrão e Isnaldo Bulhões, e dos estaduais Ângela Garrote e Cabo Bebeto.

http://cidadania.gov.br/municipiomaiscidadao

para aderir: http://aplicacoes.cidadania.gov.br/maiscidadao/