Alagoas

Faeal, Senar e BNB firmam acordo para ampliação de crédito rural

01/10/2019
Faeal, Senar e BNB firmam acordo para ampliação de crédito rural

Gestores assinam acordo de cooperação na sede da Faeal

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas – Faeal – e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Alagoas – firmaram um acordo de cooperação com o Banco do Nordeste – BNB –, com o objetivo de contribuir para o incremento de geração de emprego, ocupação e renda, por meio da ampliação e qualificação das aplicações de crédito.

O acordo foi assinado nesta terça-feira, 1º, pelo presidente da Faeal e do Conselho Administrativo do Senar Alagoas, Álvaro Almeida, e o superintendente estadual do BNB, Pedro Ermírio. Tem vigência de um ano, com possibilidade de prorrogação, e prevê a implementação de ações integradas para expandir e qualificar o atendimento aos produtores rurais por meio do acesso ao crédito, da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) promovida pelo Senar e do acompanhamento dos empreendimentos rurais.

“Queremos ampliar o acesso e adequar a destinação do financiamento às reais necessidades dos produtores rurais, permitindo um crédito sustentável. Assim, fortaleceremos as atividades econômicas e contribuiremos para a melhoria da renda e das condições de vida dos produtores alagoanos e seus familiares”, afirma Álvaro Almeida.

Pedro Ermírio destaca que o setor agropecuário é o que mais vem demandando recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste – FNE. Somente em 2019, forma mais de R$200 milhões em repasses. O orçamento aprovado para 2020 é de quase R$300 milhões para o setor.

“Em Alagoas, o aumento das demandas se deve a todas as frentes que estão se abrindo para a diversificação da cultura do setor sucroalcooleiro, com a substituição de áreas de cana-de-açúcar por um forte movimento de grãos. A pecuária também tem avançado muito, tanto de corte, quanto de leite. O banco tem acompanhado este movimento e o convênio que firmamos com a Faeal e o Senar busca justamente fortalecer as ações para o atendimento desse público”, afirma o superintendente estadual do BNB.

O acordo também prevê a prestação de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Alagoas aos produtores rurais financiados pelo BNB. O banco credenciará a Faeal o Senar AL como possíveis elaboradores de projetos de crédito rural. Para isso, já iniciou os treinamentos dos técnicos das duas instituições. Ao receber e analisar propostas de financiamento, o BNB priorizará os produtores indicados pela Faeal e sindicatos rurais, que participam de programas de ATeG do Senar, de acordo com a disponibilidade de recursos financeiros.

Estão acordadas, ainda, ações conjuntas para incentivar a liquidação e a repactuação das operações de crédito rural contratadas até 31 de dezembro de 2011, ao amparo da Lei nº 13.340/2016; a implementação de agências itinerantes, por meio dos sindicatos rurais, onde os produtores poderão fazer renegociações; e a liberação dos recursos financiados mediante a apresentação de laudos comprobatórios de aplicação das parcelas anteriores.

A Faeal e o Senar Alagoas implementarão outras ações conjuntas com os sindicatos rurais, voltadas para a renegociação das dívidas, a exemplo de encontros nos municípios com a participação de produtores. Também apresentarão ao Banco do Nordeste laudos sobre a situação dos empreendimentos e aplicação do financiamento, quando o Senar for o responsável pela prestação de assistência técnica.