Geral

Escola 10 prepara alunos para avaliação do ensino básico

08/10/2019
Escola 10 prepara alunos para avaliação do ensino básico

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está preparando os alunos das 90 escolas de ensino fundamental de Maceió para melhorar o desempenho na prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Nas unidades de ensino que atendem alunos do 5º e do 9º ano, o projeto denominado Escola 10 propõe atividades diversificadas como jogos interativos, gincanas, aulões e o Tangram, um quebra-cabeça geométrico chinês que estimula o desenvolvimento cognitivo das crianças.

O projeto também trabalha no envolvimento dos pais, no sentido de conscientizá-los quanto à importância da assiduidade de seus filhos na escola. A frequência regular dos alunos interfere no aprendizado e, consequentemente, na melhoria do desempenho da rede de ensino no Índice Nacional de Educação Básica (Ideb). “Há uma preocupação em evitar que as crianças faltem às aulas para que nas provas e avaliações do Saeb alunos e escolas tenham um bom desempenho e sejam bem avaliados. A irregularidade na frequência escolar desestimula o estudante e pode levar ao abandono escolar “, explica a coordenadora do Ensino Fundamental da Semed, Maria José Alves.

Ao realizar novas ações e propor atividades diversificadas, a escola tenta interferir nos processos que desestimulam os alunos e levam à baixa frequência escolar, fraco desempenho nas avaliações escolares e altos índices de reprovação. Segundo a coordenadora, a Semed está buscando o diálogo com as escolas, inclusive com a participação do Conselho Escolar,  para discutir formas de tornar o ensino mais atrativo e mais eficiente, tentando ainda identificar as maiores dificuldades encontradas pelos alunos e as formas de superá-las. “O objetivo é contribuir para que aqueles que estão com desempenho ruim possam se recuperar ao longo do ano letivo, melhorando seu nível de aprendizado e dando perspectivas de que esse desempenho se torne cada vez melhor no futuro”, acrescenta a coordenadora.

O objetivo final, segundo a coordenadora, é que a rede municipal de ensino cumpra as metas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e que as inovações que vêm sendo colocadas em prática nas escolas contribuam para melhorar a nota final de Maceió no Ideb.