Cidades

Contratação de fornecedores locais para Vale Verde fortalece desenvolvimento regional

05/10/2019
Contratação de fornecedores locais para Vale Verde fortalece desenvolvimento regional

Rafael Brito homologou o resultado fornecedores selecionados que vão abastecer as demandas da mineradora Vale Verde, situada no município de Craíba

Quando uma empresa prioriza a escolha por mão de obra e parceiros locais, ela contribui diretamente para o fortalecimento da economia regional. Em diálogo a esta conduta, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, deu continuidade, nesta quinta-feira (3), às ações do Governo Presente do Agreste com a homologação dos fornecedores selecionados para abastecer as demandas da mineradora Vale Verde, situada no município de Craíbas.

Com origem, sobretudo, na cidade de Arapiraca e municípios vizinhos, as 50 empresas escolhidas irão colaborar com a entrega de produtos e serviços em áreas como topografia, carpintaria, material de construção, segurança patrimonial, translado, mecânica e telemetria. Assim como já é feito com a seleção de funcionários locais para trabalhar diretamente na mineradora, ideia é estimular o desenvolvimento regional por meio da contratação de fornecedores que sejam prioritariamente do Agreste, como ressalta o coordenador de suprimentos e responsável pelo programa na Vale Verde, Edgar Silva.

“Todas nossas ações acontecem de forma conjunta. Com este programa, em específico, nosso maior objetivo é desenvolver fornecedores oriundos de Arapiraca, Craibas e regiões de influência do projeto Serrote a fim de  capacitar as empresas selecionadas para que elas prestarem serviços com maior qualidade e um resultado associado à produção ainda melhor. Esse, sem dúvidas e o nosso papel: desenvolver a área de atuação onde ela ta inserida e a homologação das 50 empresas locais reforça essa nossa missão. Essa ação foi idealizada com muito carinho e é uma satisfação muito grande estar à frente dele e ver de perto a criação de oportunidades para a população”, destaca o coordenador.

Lado a lado com os fornecedores, atualmente cerca de 400 pessoas já estão trabalhando na mineradora, sendo 70% delas mão de obra alagoana. Beneficiada com incentivos do Programa de Desenvolvimento Integrado (Prodesin) do Governo do Estado, a Vale Verde conta ainda com investimento na ordem de quase R$1 bilhão e prevê a geração de 1200 empregos diretos no pico de construção do projeto.

“A mineradora tem sido uma missão pessoal do governador Renan Filho, que é um grande entusiasta do projeto e teve a sensibilidade de pedir que nós imprimíssemos todas as nossas energias para que ele virasse realidade. Foi baseado nessa determinação que chegamos até aqui e a partir deste momento viramos a chave para começar a mudar a vida de muitos alagoanos com esse que é o maior investimento no Estado nos últimos 10 anos. E a homologação dos fornecedores é o grande exemplo na prática de quando falamos na a geração de empregos indiretos, são 50 empresas locais que, por tabela, também irão gerar novos postos de trabalho na região”, celebra o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito.

Visita técnica

Fechando a participação no primeiro dia de ações do Governo Presente, o secretário realizou uma visita técnica às instalação da Azul Atacarejo. Também beneficiada com incentivos do Prodesin, a empresa injetou R$ 40 milhões na economia alagoana e prevê a oferta de 260 empregos diretos.