Alagoas

Com o tema ‘Inovação Urbana e Novas Tecnologias’, MAC e Sebrae Alagoas promovem Seminário Cidade do Futuro

01/10/2019
Com o tema ‘Inovação Urbana e Novas Tecnologias’, MAC e Sebrae Alagoas promovem Seminário Cidade do Futuro

Os novos tempos pedem uma cidade mais inteligente, tecnológica e com uma maior mobilidade urbana. E para pensar esses novos modelos de cidade, o Movimento Alagoas Competitiva (MAC) e o Sebrae em Alagoas realizam, no próximo dia 08 de novembro, a partir das 8h, o Seminário Cidade do Futuro – Inovação Urbana e Novas Tecnologias, no Best Western Premier Maceió, na Pajuçara. O evento busca provocar os cenários políticos e empresariais do estado com discussões sobre o futuro e como se adaptar a ele.

A programação do seminário (que pode ser conferida ao final do texto) trará painéis com os seguintes temas: Economia criativa e tecnologia no ambiente urbano; Big data e tecnologia na gestão pública; Estratégias transformadoras de alto impacto positivo; Mobilidade, tecnologia e cidadania.

Os painéis terão as presenças de especialistas locais e nacionais, entre eles Paulo Brandt, vice-governador de Minas Gerais; Eduardo Moreira da Costa, diretor do Laboratório de Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Luiz Alberto Saboia, secretário-executivo da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza (SCSP); Daniel Annenberg, secretário de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de São Paulo; e Íria Almeida, secretária do Gabinete de Governança de Maceió.

De acordo com Isabella Bezerra, superintendente de Relacionamento e Negócios do MAC, o evento é uma ótima oportunidade para discutir as possibilidades para as cidades diante dos cenários propostos pela inovação.

“A chegada de novas tecnologias disruptivas no cotidiano das cidades, tem provocado uma verdadeira revolução na forma como negócios são realizados e como as pessoas se comunicam, provocando uma profunda necessidade por adequações na maneira como aprendemos a fazer negócios, gerar comunicação, educar nossas gerações futuras, exigindo assim incorporar novos processos e se preparar para o futuro que, de certa forma, já chegou”, pontuou Isabella Bezerra.

O investimento para inscrição é de R$300 (trezentos reais) e podem ser feitas pelo site: https://www.doity.com.br/cidade-do-futuro-inovacao-urbana-e-novas-tecnologias.

O Seminário Cidade do Futuro – Inovação Urbana e Novas Tecnologias também conta com a parceria estratégica do Governo do Estado de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL), Associação Brasileira de Agências de Publicidade – Capítulo Alagoas (Abap/AL), além das parcerias de conteúdo: OCTA e ARQ. Futuro.

Programação

8h30 às 9h – Credenciamento

9h às 9h30 – Abertura
Empresa Arq.Futuro e Presidente do MAC, Luiz Otávio Gomes.

9h30 às 11h – PAINEL 1 | Economia criativa e tecnologia no ambiente urbano
9h30 às 9h45 – Apresentação: Inovação e tecnologia: como articular governo, iniciativa privada e academia numa agenda de inovação. O polo tecnológico de Belo Horizonte: Paulo Brant.
9h45 às 10h – Apresentação: Smart City Florianópolis: jornada de criação do caminho de inovação tecnológica de uma ilha turística: Eduardo Moreira da Costa.
10h às 10h15 – Apresentação: Maceió – Smart City: Estruturando a Governança para gerar negócios: Vanessa Fagá Rocha.
10h15 às 11h – Debate: Paulo Brant, Eduardo Moreira da Costa e Vanessa Fagá Rocha.

11h às 11h15 – Intervalo

11h15 às 12h45 – PAINEL 2 | Big data e tecnologia na gestão pública
11h15 às 11h30 – Apresentação: Governo digital: os desafios da implementação na administração pública: Daniel Annenberg.
11h30 às 11h45 – Apresentação: Geo Sampa: O mapa digital de São Paulo: A relevância de uma base de dados pública: Tomas Wissenbach.
11h45 às 12h – Apresentação: a plataforma do governo de Alagoas 4.0: Luciano Junior.
12h às 12h45 – Debate: Daniel Annenberg, Tomás Wissenbach e Luciano Junior.

12h45 às 14h – Almoço

14h15 às 15h45 – PAINEL 3 | Estratégias transformadoras de alto impacto positivo
14h15 às 14h30 – Apresentação: da criação da Lei de Inovação de Maceió à ocupação do bairro do Jaraguá: Íria Almeida.
14h30 às 14h45 – Apresentação: Compaz: Comunidades da Paz a estratégia de intervenção em territórios vulneráveis em Recife: Murilo Cavalcanti.
14h45 às 15h – Apresentação: A tecnologia de gestão de lixo e o desenvolvimento urbano: o exemplo de Maceió: Antonio Januzzi.
15h às 15h45 – Debate: Íria Almeida, Murilo Cavalcanti e Antonio Januzzi.

15h45 – 16h – Intervalo

16h às 17h15 – PAINEL 4 | Mobilidade, tecnologia e cidadania
16h às 16h15 – Apresentação: Mobilidade urbana na construção de cidades Vivas, saudáveis, sustentáveis e seguras: Fortaleza: Luiz Alberto Saboia.
16h15 às 16h30 – Apresentação: A plataforma de mobilidade urbana do Itaú Unibanco: Daniela Zen.
16h30 às 17h15 – Apresentação: Inovando com Google, BigData e inteligência artificial na prática: Glaucio Rocha.
17h15 às 18h – Debate: Luiz Alberto Saboia, Daniela Zen e Gláucio Rocha.

18h às 18h20 – Encerramento
Empresa Arq.Futuro e Presidente do MAC, Luiz Otávio Gomes.