Geral

Artesanato alagoano é sucesso em leilão beneficente de ONG Artesol, em São Paulo

10/10/2019
Artesanato alagoano é sucesso em leilão beneficente de ONG Artesol, em São Paulo

A arte popular alagoana foi destaque durante mais um leilão beneficente promovido pela Artesol, uma das principais ONGs do artesanato brasileiro, na noite desta terça-feira (8). No tradicional evento realizado no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, mais 50% dos produtos leiloados foi produzido por artistas locais, representado por grandes nomes como mestres Zezinho, Aberaldo, Valmir, Saturnino e Chico Cigano, além dos artesãos Jasson, Salvinho e João Carlos.

Desta vez, as tipologias de cerâmica e madeira foram as arrematadas entre os admiradores, com oito peças adquiridas. O saldo reforça o propósito do Programa Alagoas Feita à Mão, do Governo do Estado, que busca diversificar a atuação do artesanato alagoano e difundi-lo em todo o país, movimento que já vem sendo consolidado por meio da participação dos profissionais em eventos de áreas correlatas, como a Semana de Design de São Paulo.

Para a gerente de design e artesanato da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Daniela Vasconcelos, o resultado do leilão aumenta ainda mais as expectativas para a feira.

“Estamos em um dos mercados mais plurais do país, São Paulo é uma grande oportunidade de novos negócios para diversos profissionais, inclusive, para os nossos artesãos. Alguns deles estão vindo pela primeira vez e terão a chance de se aproximar do campo consumidor e participar de rodada de negócios com os lojistas. O que vimos ontem durante o evento beneficente mostra o quanto o artesanato alagoano é bem visto e valorizado em todo o Brasil”, ressalta.

O leilão marca o início da participação da delegação alagoana em eventos na capital paulista durante essa semana. A partir desta quarta-feira (9) até domingo (13), 16 artistas populares locais selecionados, entre artesãos e entidades representativas, participarão do 13º Salão do Artesanato, evidenciando mais uma vez a exportação da cultura alagoana a nível nacional e internacional.