Geral

Arquiteta Zélia Maia Nobre recebe título de Doutora Honoris Causa da Ufal

12/10/2019
Arquiteta Zélia Maia Nobre recebe título de Doutora Honoris Causa da Ufal

A entrega do prêmio Honoris Causa reuniu acadêmicos e ex-alunos da arquiteta Zélia Maia Nobre (Foto: Dárcio Monteiro)

A arquiteta Zélia de Melo Maia Nobre recebeu, na noite dessa quinta-feira (10). o título de Doutora Honoris causa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A solenidade, no auditório da Reitoria, em Maceió, reuniu acadêmicos e ex-alunos da professora, que entrou para a história como a mulher que revolucionou a arquitetura em Alagoas.

Zélia Pessoa de Melo nasceu em 1929, em Nazaré da Mata, Pernambuco. Aos 23 anos, ingressou na Universidade de Belas Artes de Recife, atualmente Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal de Pernambuco. Marcou época ao ser a única mulher numa turma de 60 homens. Nesse período, conheceu o estudante de engenharia Vinícius Furtado Maia Nobre, alagoano, com quem viria a se casar em 1955. O casamento marca a história e a transferência da arquiteta para Alagoas.

Aos 90 anos, a idealizadora e fundadora, em 1974, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Ufal (FAU-UFAL) acumula um extenso currículo voltado para uma concepção inovadora da ocupação do espaço urbano e do patrimônio material de Alagoas.

Dentre os principais projetos estão a Residência Universitária, o Alagoas Iate Clube (antigo Alagoinhas) e o Manicômio Judiciário de Maceió – os dois últimos realizados em parceria com a também arquiteta e professora da Ufal , Edy Marreta.

Marco no ensino universitário

Representando o governador Renan Filho, o secretário de Comunicação Enio Lins saudou a nova doutora em nome do governo de Alagoas. E, como ex- aluno, rememorou o papel de Zélia Maia Nobre na revisão de orientações da Universidade. Dentre elas, a que preconizava o ensino por sistema de créditos, no qual as faculdades perdiam importância frente à priorização das disciplinas avulsas, transformadas em normas para a efetivação de matrículas.

“No final de 1975, Zélia tomou a iniciativa de convocar os estudantes e professores para o que seria a primeira ocupação da Ufal. O escolhido foi um prédio destinado ao CHLA. Essa ação quebrou a estrutura do sistema de créditos, retomando a valorização dos cursos”, contou Lins.

Cem anos à frente

O pioneirismo da arquiteta modernista foi a tônica da apresentação feita pela professora do curso de arquitetura, Adriana Capretz, que, juntamente com a também docente da Ufal, Josemary Ferrare, e a estudante, Cecília Rossé, entrou com o pedido de concessão do título. “Zélia é uma mulher que sempre esteve à frente de seu tempo, pelo menos uns cem anos. Hoje, quando a vemos com quase um século de vida, e diante de um país que avança em muitos aspectos mas retrocede em tantos outros, temos certeza absoluta de que a sociedade ainda não acompanhou seu ritmo”.

Capretz disse ainda que “quando Zélia trouxe para Maceió a novidade da arquitetura moderna, logo percebeu que o clima do Nordeste necessitava de soluções específicas. Ela soube tirar partido de nossa iluminação, ventilação e paisagem natural&quot” , explicou.

Ao conceder a outorga, a reitora da Ufal, Maria Valéria Costa Correia, lamentou o cenário crítico por que passam as universidades brasileiras e destacou importância da temática de gênero no atual contexto político. “Doutora. Zélia, seja mais uma vez bem-vinda. A senhora retorna à Universidade num momento em que estamos todos unidos em defesa da construção desta instituição que tanto contribui com o Brasil e com o mundo. Hoje é um dia de alegria por entregar essa honraria a uma mulher. Precisamos falar sobre o ser mulher no atual momento do país”.

A reitora também elencou projetos emblemáticos de Zélia Maia Nobre para a Universidade, dentre eles, o Espaço Cultural e a ex Rua (Residência Universitária), localizados na Praça Sinimbu. “Como reitora desta Universidade, eu gostaria de agradecê-la por sua contribuição e seu traço”, concluiu a reitora.

Apenas três mulheres

Nos 58 anos de existência da Ufal foram concedidos 23 títulos honoris causa. A outorga em nome de Zélia Maia Nobre foi aprovada por unanimidade durante reunião extraordinária do Conselho Universitário da Ufal, realizada em 6 de setembro. A arquiteta é a terceira mulher agraciada com a principal honraria universitária.

Livro tem lançamento para 2020

Em reconhecimento à contribuição de Zélia Maia Nobre para o desenvolvimento da Arquitetura e do Urbanismo em Alagoas, a Secretária de Estado da Comunicação iniciou um projeto editorial de resgate da trajetória da arquiteta. A previsão é de que a publicação seja lançada no próximo ano.

Histórias sobre a doutor Zélia Maia Nobre podem ser enviadas para [email protected]Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.“>