Cidades

Ângela Garrote comemora os 27 anos de Emancipação Política de Estrela de Alagoas

03/10/2019
Ângela Garrote comemora os 27 anos de Emancipação Política de Estrela de Alagoas

Deputada Ângela Garrote

Os 27 anos de emancipação política do município de Estrela de Alagoas, que serão comemorados no próximo dia 5, foram tema do pronunciamento da deputada Ângela Garrote (PP). Ela fez um breve histórico sobre a fundação da cidade, que já foi povoado do município de Palmeira dos Índios. “Registra a história que seus fundadores pertenciam a família dos Gonzaga, tendo como destaque os nomes de Antônio Gonzaga, Manoel Gonzaga e Augusto Gonzaga que incansavelmente lutaram pela prosperidade do novo povoado”, disse a parlamentar, acrescentando que segundo conta a tradição o povoado recebeu o nome de Sítio Bola, devido a grande proliferação de tatu-bola na região.

Prosseguindo o discurso, Ângela Garrote conta que em 1952, o padre Ludgero, vigário da paróquia de Palmeira dos Índios, fundou a primeira escola, que funcionou na casa de Honorato Gonzaga, tendo como instrutora a professora Laura. Por sugestão do religioso, foi mudado o nome do povoado para Sítio Estrela e foi escolhido São João Batista como seu padroeiro.

“A ideia de emancipação foi crescendo entre a população e foi concretizada com a criação do novo município que recebeu o nome de Estrela de Alagoas, em 5 de outubro de 1989”, contou a deputada. “A emancipação aconteceu em 5 de outubro de 1992, tendo como seu primeiro prefeito o senhor Adalberon Alves Duarte, um dos principais articuladores da criação do município”, prosseguiu Ângela Garrote, acrescentando que Duarte foi sucedido pelo seu esposo, Antônio Garrote. “Que comandou os destinos daquela cidade por 8 anos e lá realizou um grande trabalho”, disse.

De acordo com a deputada, que também foi prefeita da cidade, apesar de ter menos de 20 mil habitantes e uma área de pouco mais de 264 km², Estrela de Alagoas conta com mais de 23 associações rurais respoensáveis pela produção de frutas como a pinha, o caju e a manga, que proporcionam a celebração de animadas festas.

“Por fim, quero dizer que tenho muito orgulho de ter iniciado minha história política na cidade de Estrela de Alagoas, antes de se desmembrar de Palmeira dos Índios. Lá exerci o cargo de secretária de Saúde e prefeita. Já são quase 30 anos da minha vida dedicada ao município. Terra que amo e bato no peito e digo sempre: eu sou daqui!”, declarou Ângela Garrote, parabenizando também os municípios de Igaci e Paripueira que comemoram suas emancipações políticas esta semana.

Os deputados Dudu Ronalsa (PSDB), Ricardo Nezinho (MDB), Davi Davino (PP), Galba Novaes (MDB) e as deputadas Flávia Cavalcante (PRTB), Cibele Moura (PSDB), e Fátima Canuto (PRTB) se congratularam com a colega de plenário e parabenizaram a cidade de Estrela de Alagoas pela passagem dos seus 27 anos de emancipação política.