Geral

HE do Agreste orienta sobre riscos e como evitar quedas

17/10/2019
HE do Agreste orienta sobre riscos e como evitar quedas
Segunda maior ocorrência dentre os atendimentos realizados diariamente no Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, as quedas da própria altura registram crescimento na maior unidade de saúde pública do interior de Alagoas.
De janeiro até a primeira semana de outubro deste ano, o hospital contabilizou 7.510 atendimentos. O número é superior ao mesmo período do ano passado, com 7.271 assistências.
As ocorrências registradas, este ano, mostram que as quedas da própria altura tiveram maior gravidade em comparação com o ano anterior. Ainda de acordo com o levantamento feito pelo HE do Agreste, este ano, as altas médicas somaram 6.907, de janeiro até a primeira semana de outubro, o que representa 91% do total de pacientes.
No mesmo período do ano passado, 6.806 usuários receberam altas, o que significou 93% das pessoas internadas. Os números apontam para um alto grau de resolutividade do hospital, que é especializado para atendimentos de Média e Alta Complexidade.
Idosos e crianças – Segundo o ortopedista Maxwell Pires, a maior parte dos atendimentos envolve idosos e crianças.O especialista do HE do Agreste explica que nas pessoas idosas, os traumas são mais frequentes no colo femoral do osso mais longo e mais volumoso do corpo humano que liga a coxa ao quadril.
á nas crianças, o ortopedista do Hospital de Emergência do Agreste revela que  o cotovelo é, geralmente, a parte mais afetada. “Para evitar esse tipo de acidente, o mais aconselhável, no caso dos idosos, é ter alguém sempre atento e evitar colocar tapetes ou obstáculos que dificultem a movimentação no interior da residência”, alerta o ortopedista.
Maxwell Pires salienta que a colocação de pisos antiderrapantes e apoios nos corredores e banheiros das residências também evitaria o risco de acidentes.