Alagoas

Ações do Governo Presente apostam na interiorização do desenvolvimento econômico de AL

02/10/2019
Ações do Governo Presente apostam na interiorização do desenvolvimento econômico de AL

Ações do Governo do Estado contemplarão mais de 200 mil pessoas das cidades locais (Foto: Kaio Fragoso)

A região Agreste se firma como figura estratégica para a aposta de interiorização do desenvolvimento econômico em Alagoas. Em mais uma edição do Governo Presente, realizada nos próximos dias 3, 4 e 5 de outubro, a agenda de atividades voltada para a inauguração de novos negócios, geração de emprego e estímulo ao empreendedorismo no Estado estará entre as pautas prioritárias do evento, que contemplará mais de 200 mil pessoas das cidades locais.

Na 10ª edição do Governo Presente, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) participa das ações, já na quinta-feira (3), às 7h30, com a primeira entrega comandada pelo governador Renan Filho e o secretário Rafael Brito: a inauguração da indústria de alimentos Compostela, em Arapiraca. Ainda na cidade, o diálogo com o setor atacadista também será fortalecido durante um almoço, em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), com representantes do segmento a fim de estreitar o laço com o Estado.

Outra novidade será a homologação de fornecedores locais que irão abastecer à mineradora Vale Verde, reforçando o compromisso de fomentar a economia regional do estado. Já, na cidade de Campo Alegre, a Sedetur promove, a partir das 14h, o Idealize Mulher. O encontro será uma versão exclusiva do tradicional evento que estimula o empreendedorismo e criação de novos negócios, dessa vez com foco no emponderamento do público feminino do Agreste. Ainda na quinta-feira, às 16h, o secretário Rafael Brito conduz uma visita técnica à empresa S Pessoa, em Arapiraca.

No segundo dia de eventos, sexta-feira (4), a agenda continua com a pauta de desenvolvimento econômico. O governador Renan Filho e o secretário Rafael Brito realizam, às 15h, uma visita técnica à Mineradora Vale Verde. A agenda é encerrada às 19h, com um jantar de interlocução com empresários do setor produtivo e formadores de opinião do Agreste para apresentar os investimentos e prospecções do Estado na região.

Nos dois primeiros dias do evento, 3 e 4 de outubro, a Sedetur também promoverá um espaço Arena, em Arapiraca, que funcionará com serviços de emissão e renovação da carteira de artesão, atendimento do Cadastur e da Desenvolve, a Agência de Fomento de Alagoas. Ainda como parte da programação, a equipe da superintendência Minas e Energia, em parceria com a Equatorial, participa de um espaço para atendimento da população.

Turismo de negócios

A Superintendência de Turismo (Sutur) leva para o Agreste ações voltadas para o segmento na próxima quinta-feira (03). Em Arapiraca, às 14h,  acontece um workshop de turismo de negócios, ministrado por especialistas do setor do Maceió Convention, Visitors e Bureau, reunindo empresários, representantes dos poderes municipais da região, estudantes e turismólogos da região. Já a cidade de Lagoa da Canoa, que entrou no Mapa do Turismo Brasileiro pela primeira vez este ano, receberá, a partir das 10h, uma palestra de sensibilização para a atividade turística.