Geral

Último dia do Mcz Play movimenta as ruas de Jaraguá

23/09/2019
Último dia do Mcz Play movimenta as ruas de Jaraguá

Segundo dia do MCZ Play. Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

Oficinas de empreendedorismo, criatividade e economia colaborativa, música, gastronomia, e uma feira ao ar livre movimentaram as ruas do Jaraguá, neste domingo (22), último dia do Mcz Play – Novas Economias: Diálogos e Conexões para a Inovação.

Fernando Ferro é uma das idealizadoras do “da lama ao design”, que utiliza casca de sururu para confecção de produtos. Para ela, o Mcz Play é um marco para o projeto, já que resultado está sendo exposto e comercializado pela primeira vez. “Fomos contemplados com o edital da economia circular, recebemos o recurso e desde então estamos realizando oficinas com a comunidade para reutilização da casca e confecção de utilitários. O evento está sendo uma oportunidade de expor nosso trabalho, divulgar a ação e tem um gostinho especial por estarmos aqui junto com os participantes da oficina comercializando as peças pela primeira vez”, expressou.

A participação da população foi uma marca da MCZ Play. Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

Para Izadora Laner, membro do Instituto de Urbanismo Colaborativo (Courb) e participante, o Mcz Play é o primeiro passo para discutir temas urbanos importantes e levar os maceioenses a direcionarem o olhar para o bairro. “A Prefeitura de Maceió nos convidou para participar do desenvolvimento do projeto de ocupação do Jaraguá e nós viemos para o evento para conhecer o bairro, facilitar alguns painéis e já trabalhar a ideia de urbanismo colaborativo e arte urbana interativa. A proposta é utilizar a arte para ocupar o espaço público e nós já conseguimos pensar e aplicar algumas estratégias para utilização deste espaço durante o Mcz Play, que foi o primeiro passo deste processo”, pontuou.

A música também teve espaço no MCZ. Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

Juliana khalili é coordenadora de projetos especiais e de inovação da Fapeal. Ela está participando do evento como facilitadora e ouvinte. “Estamos juntando vários segmentos de apoio ao empreendedorismo, economia criativa, negócios de impacto social, inovação, start ups. Promovendo discussões ricas nessas temáticas, aliado a um projeto de cidade inteligente que visa ocupar o bairro de Jaraguá. Aqui temos cultura, arte e inovação junto em um grande evento. Uma iniciativa espetacular”, destacou.

O evento é uma realização do Sebrae, com o apoio da Prefeitura de Maceió. Além das oficinais, os participantes puderam conferir exposições fotográficas, acompanhar cortejo de maracatu pelas ruas do Jaraguá e assistir a apresentações culturais na Praça Dois Leões.

Economia criativa é um dos pilares do MCZ Play. Foto: Marco Antônio/Secom Maceió