Alagoas

Senador Rodrigo Cunha destaca fraudes no transporte escolar em Alagoas

14/09/2019
Senador Rodrigo Cunha destaca fraudes no transporte escolar em Alagoas

Senador Rodrigo Cunha

O senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) falou nesta sexta-feira (13), em Plenário, sobre os investimentos na educação, e principalmente, a má gestão dos recursos destinados ao transporte de alunos em todo Brasil. O parlamentar ressaltou a situação precária do estado de Alagoas. Segundo ele, investimentos em alunos não deveria se resumir apenas à sala de aula.

Rodrigo Cunha 02

“É papel do Estado garantir todos os meios necessários para que o aluno se preocupe somente em aprender. Um dos meios essenciais é aquele que garante ao aluno chegar ao estabelecimento de ensino, qual seja o transporte escolar público. O direito ao transporte escolar público é fundamental na concretização do direito à educação, pois interfere no seu acesso, na frequência, na permanência, na evasão e também no processo de ensino-aprendizagem”, disse.

Rodrigo Cunha 03

Rodrigo Cunha chamou atenção para notícias veiculadas na mídia local, que apontam, de acordo com a Controladoria Geral da União (CGU), para a ação de suposto grupo criminoso, que promovia direcionamento de contratações públicas de prestadores de serviços, beneficiando-os por meio de superfaturamento.

Rodrigo Cunha 04

“Afirma a CGU que “também foram detectadas evidências de direcionamento de dispensas emergenciais por meio de cotações de preços elaboradas em conluio, retardamento de processo licitatório, ausência de publicação de cotações de preços, celebração de apostilamento, quando estava clara a necessidade de um termo aditivo e serviços prestados de forma precária, colocando em risco os estudantes transportados”, ressaltou. Com Agencia Senado.

Estádio Alfredo Leahy

A Federação Alagoana de Futebol, juntamente com a Polícia Militar de Alagoas, realizaram na última quarta-feira, 11 de setembro, vistoria no Estádio Alfredo Leahy, em Penedo. Após analisar vários aspectos, a comitiva aprovou a praça esportiva para que ela possa sediar os jogos do time da casa, o Sport Club Penedense, pela 2ª Divisão do Campeonato Alagoano.

Estádio 02

De acordo com Daniel Mendonça, presidente do clube, a FAF já estava de posse de todos os laudos solicitados, mas faltava apenas a Polícia Militar fazer sua vistoria. Com o aval da corporação e sem nenhum outro impedimento, a federação adiantou que o estádio estava liberado para sediar os jogos do Penedense. Vale lembrar que o Penedense estreia no Campeonato Alagoano da 2ª Divisão no próximo domingo, 15.

Renan Filho não entra em “bola dividida”

De acordo com o blog do jornalista Ricardo Mota, chamou a atenção dos deputados o fato de que o governador Renan Filho não saiu em defesa do seu secretário de Educação (e vice), Luciano Barbosa.Sabe-se que Filho não entra em boa dividida, principalmente quando ele não tem todos os dados na mão e as repercussões nas redes sociais – seja em relação ao que for – não parecerem favoráveis – e é o caso.

Renan Filho 02

Que não seja por isso. A voz mais surpreendente em defesa de Barbosa veio da Assembleia: Marcelo Victor fez questão de pontuar que o secretário de Educação “é um homem de bem” (no singular). A pergunta que se fez na Assembleia, por esses dias de Casmurros, foi: Renan Filho sabe de algo que os outros saibam?

Dengue avança em Alagoas

Alagoas registrou 17.486 casos de notificações da dengue até o dia 26 de agosto de 2019. O número representa um aumento de 981,4% quando comparado com o mesmo período de 2018 quando foram 1.617 registros da doença de acordo com dados do Ministério da Saúde (MS). O total de mortes confirmadas devido à infecção neste ano chegou a duas, mesmo número registrado em 2018. Mas, existem outras duas mortes sob investigação.

Dengue avança 02

Os casos de chikungunya registrados em Alagoas também tiveram um aumento. Segundo os dados do MS foram 1.534 até agosto deste ano. Já no mesmo período do ano anterior foram 138. Ou seja, uma variação de 1.011,6%. A doença não fez vítima fatal no estado. A zika também teve aumento. Houve uma variação de 424,6% nos casos, sendo 114 de janeiro a 26 de agosto de 2018 e 598 no mesmo período deste ano. Ainda não há registro de óbitos pela doença.

Para Carimbão disputa em 2020 será entre Rui e Renan

Sem mandato parlamentar, Givaldo Carimbão (Avante) afirma estar dedicado 100% à carreira empresarial, mas como todo político, mantém um olho no peixe e outro no gato. À Tribuna, o ex-deputado federal revela manter conversas sobre as próximas eleições com o governador Renan Filho (MDB), mas não adianta que postura adotará em 2020. Para ele, a disputa ficará entre os polos liderados pelo emedebista e pelo prefeito de Maceió Rui Palmeira (PSDB).

Para Carimbão 02 

Contudo, Carimbão ressalta estreiteza de relação com o governador e que o chefe do Executivo estadual tem muitas cartas na manga. “Tenho estado com o governador Renan Filho e temos uma relação muito estreita e vamos ver o que é que vai ser.

Para Carimbão 03

Agora estou focado nos meus negócios. Ele quis conversar comigo sobre esta nova forma no nível de chapas, pois agora é o partido. Acho que o governador poderá ter 03 ou 04 chapas”. Carimbão afirma que neste momento o tom da conversa com o governador é apenas no sentido do esclarecimento sobre o processo de coligação no processo eleitoral.

Inaugurado Cisp de São Sebastião

O 21º Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Alagoas foi inaugurado em São Sebastião, na região Agreste do estado. O governador Renan Filho e o secretário de Segurança Pública, Lima Júnior, fizeram a entrega do equipamento, que vai reforçar a presença policial no município, localizado a 125 km de Maceió.

Obras de grande porte podem paralisar no Estado

Executada com recursos federais, a maior obra do Estado em Alagoas, o Canal do Sertão, deve ser paralisada já na próxima semana. A informação, antecipada pelo Blog do Edivaldo Júnior, foi confirmada pela Secretaria Estadual de Infraestrutura. A paralisação da obra se dará por inanição. O Ministério do Desenvolvimento Regional chegou a empenhar R$ 60 milhões para o projeto em julho, mas os recursos não foram liberados.

Obras de grande porte 02

Essa situação não é exclusividade nem do Canal do Sertão, nem de Alagoas. Em todo o país várias obras que dependem de recursos federais devem parar em breve pelo mesmo motivo. No Estado, a duplicação da BR 101, que entrou em marcha lenta nos últimos meses, pode ter desfecho semelhante. Isso porque os repasses de recursos para esta e outras obras federais estão atrasados e sem previsão de liberação este ano, em função das dificuldades financeiras do governo federal