Alagoas

Secretário Maurício Quintella presta esclarecimentos sobre ações e obras do Estado

27/09/2019
Secretário Maurício Quintella presta esclarecimentos sobre ações e obras do Estado

O secretário de Infraestrura, Mauricio Quintella, esteve nesta quinta-feira, 26, na Assembleia Legislativa para conversar com os deputados sobre as obras estruturantes no Estado de Alagoas. Ele explicou que a secretaria e responsável pela elaboração e execução de políticas em habitação, saneamento e obras públicas, tendo como finalidade o desenvolvimento sustentável do Estado. Sobre o Canal do Sertão, principal assunto da reunião, Quintella disse que o Estado está tentando concluir o trecho 4 da obra. “Os trabalhos dependem de recursos do Governo Federal, chegaram agora R$ 16 milhões que irão garantir a continuidade da obra”, destacou.

Quintella explicou que  após a conclusão do Trecho 4, o Canal terá 123 km de água transportada, ao todo serão percorridos 250 km do território alagoano, para levar água a mais de um milhão de habitantes, em 42 municípios, do Sertão ao Agreste. “O trecho 5 está pactuado em cerca de R$ 600 milhões, entre os custos envolvendo execução, supervisão e ações ambientais, por isso é importante que nós, Executivo e Legislativo, façamos gestões junto ao Governo Federal para conquistar recursos e finalizar essa importante obra”, disse.

Sobre a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), o secretário negou sua privatização e disse que esteve em São Paulo com o secretário da Fazenda, George Santoro, com o objetivo de sondar o mercado sobre uma possível concessão do serviço de esgoto na região metropolitana. Ele disse ainda que a Casal é importante já que é responsável pela construção, exploração e manutenção dos sistemas de abastecimento d’água e esgotamento sanitário dos centros populacionais do Estado. “Estivemos na capital paulista para busca uma parceria para o Programa de Parcerias de Investimentos do Governo Federal, que irá beneficiar 14 municípios alagoanos com investimentos privados na área do saneamento”, explicou.

Mauricio Quintella também falou sobre os projetos ligados à habitação e citou o Programa Vida Nova nas Grotas, vencedor de um prêmio internacional. Ele destacou a conquista da dignidade e mobilidade urbana pela população residente em áreas com infraestrutura precária em Maceió. “São obras estruturantes como a construção de escadarias e pontilhões,  além do serviço de drenagem nas comunidades”, afirmou.

O líder do Governo,deputado Sílvio Camelo (PV), disse que vários secretários já estiveram na Assembleia Legislativa e outros virão para prestar esclarecimentos aos parlamentares. “Eles estão apresentando suas ações e esclarecendo as dúvidas. Este diálogo com o Poder Legislativo é importante para que todos possam conhecer mais de perto as obras que o Governo do Estado vem realizando”, destacou.

Participaram da reunião os deputados Francisco Tenório (PMN), Cabo Bebeto (PSL), Ângela Garrote (PP), Davi Maia (DEM), Marcelo Beltrão (MDB), Dudu Ronalsa (PSDB), Cibele Moura (PSDB), Galba Novaes (MDB) e Jó Pereira (MDB). Também estiveram presentes técnicos da Secretaria de Infraestrura.