Alagoas

Reunião da CIT: Alagoas é destaque pela cobertura vacinal de 90% de prevenção ao sarampo

26/09/2019
Reunião da CIT: Alagoas é destaque pela cobertura vacinal de 90% de prevenção ao sarampo

Alagoas está entre os três estados da federação (junto a Minas Gerais e Paraná) que se destacou com a cobertura vacinal de 90% de prevenção ao sarampo e sem nenhum caso notificado. A informação foi divulgada na da 8ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) desta quinta-feira (26).

A secretária executiva do Cosems, Sylvana Medeiros e os apoiadores técnicos Camila Valença e Joelson Lisboa participaram das discussões por videoconferência. Segundo dados do Ministério da Saúde já foram notificados no país 32.036 casos este ano, sendo 4.507 confirmados laboratorialmente e seis óbitos.

Vale ressaltar que a maioria dos casos confirmados é do estado de São Paulo com 97% do universo total. A maior incidência dos casos acomete menores de um ano, seguidos dos menores de cinco anos e na faixa etária de 20 a 29 anos.

Foram discutidas ainda, entre outras pautas, a minuta de Portaria que define os valores do Piso Fixo de Vigilância em Saúde (PFVS), do Grupo de Vigilância em Saúde do Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos de Saúde, destinados às Secretarias estaduais, Distrital e Municipais de Saúde.