Geral

Projeto do Detran/AL é apresentado como case de sucesso durante XIII Congresso Brasileiro de Medicina de Tráfego

14/09/2019
Projeto do Detran/AL é apresentado como case de sucesso durante XIII Congresso Brasileiro de Medicina de Tráfego

Com o propósito de levar à nível nacional as ações e projetos implantados em Alagoas que impactaram diretamente na redução do índice de acidentes de trânsito, técnicos do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) participaram do XIII Congresso Brasileiro de Medicina de Tráfego que acontece, de 12 a 15, em Brasília (DF).

O evento promovido pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) e demais instituições parceiras, conta com a presença de nomes renomados de vários setores e reúne palestrantes especialistas da área de mobilidade urbana, além de médicos, psicólogos, pesquisadores, engenheiros, educadores, militares, entidades do setor de trânsito e estudantes.

O Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM), coordenado pelo Detran/AL e implantado no estado desde o ano de 2016, foi um dos projetos apresentados no congresso como um case de sucesso durante o painel “Planejamento integrado: uma alternativa eficaz para implantação de programas e projetos educativos de saúde e trânsito”.

O PSVM  que vem se expandindo cada vez mais pelos municípios alagoanos foi apresentado pela servidora do Detran/AL e coordenadora do projeto, Edira Soares, em conjunto com o especialista em educação pela Universidade de Brasília (UNB) e membro do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Francisco Garonce.

“Como servidora do Detran/AL e coordenadora do PSVM me sinto muito grata em poder compartilhar esse conhecimento e poder ver a receptividade dos outros estados presentes no congresso, que demonstraram bastante interesse na metodologia do projeto. Também foi muito importante participar da construção dos temas abordados no Fórum Brasileiro de Educação e Saúde no Trânsito que aconteceu dentro do congresso da Abramet pela primeira vez, e Alagoas teve a participação com dois temas que foram debatidos na tarde de hoje”, ressaltou Edira Soares.

Como forma de disseminar outras ações que também estão trazendo resultados positivos promovendo a mudança de comportamento dos alagoanos, o chefe de educação para o trânsito da autarquia, Antonio Monteiro, ministrou durante o congresso uma palestra que teve como tema principal: “O uso da tecnologia e das redes sociais a serviço da educação para o trânsito”.

“O resultado foi muito positivo, consegui transmitir como o uso das redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) impactam diretamente a vida das pessoas e como podemos inovar economizando dinheiro público além de reduzir o índice de acidentes de trânsito. Podemos fazer diversas ações a zero custo mudando a realidade, provocando uma reflexão na sociedade, atingindo o nosso público-alvo que são os jovens e adultos”, destaca, Monteiro.

INTEGRAÇÃO

Como forma de fortalecer o intercâmbio de informações estreitando o vínculo com os demais departamentos de trânsito do país. O diretor-presidente do Detran/AL, Adrualdo Catão, esteve presente no 66º Encontro Nacional dos Detrans que também aconteceu em Brasília.

Focado em proporcionar mudanças significativas para o povo alagoano, usuários dos serviços do órgão, o gestor representou o estado aproveitando a oportunidade para debater e buscar soluções inovadoras para trazer para Alagoas.

De acordo com o gestor, é fundamental a participação do estado nos debates que são promovidos à nível nacional, considerando a importância de discutir as mudanças propostas na legislação de trânsito, além de apresentar os projetos construídos pela equipe das áreas operacionais do órgão com o intuito de desburocratizar os procedimentos já existentes o que pode contribuir para solução de problemas enfrentados pelos Detrans de outros estados da federação.

Na oportunidade, também aconteceu mais um Fórum Permanente das Operações Lei Seca conduzido pelo coordenador da fiscalização em Alagoas e presidente do fórum nacional, tenente Emanuel Costa, que realizou uma apresentação dos avanços do setor, buscando padronizar os procedimentos da Lei Seca no país, reforçando o modelo da operação que é referência em nosso estado, com a finalidade de coibir a mistura de álcool e direção.