Geral

Prevenção é o método mais eficaz contra as doenças cardiovasculares, afirma neurologista do HGE

26/09/2019
Prevenção é o método mais eficaz contra as doenças cardiovasculares, afirma neurologista do HGE

As doenças cardiovasculares são apontadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como principal causa de morte no mundo. Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Doença Vascular Periférica (DVP), Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a chamada Morte Súbita são as quatro que mais matam ou causam sequelas irreversíveis. A neurologista do Hospital Geral do Estado (HGE), Simone Silveira, afirma que contra todas elas está a prevenção, o método mais eficaz de prolongar a vida.

A obesidade, o sedentarismo, a avantajada circunferência abdominal em avental, os fatores hereditários e os níveis elevados na pressão arterial, glicemia (muito açúcar no sangue) e colesterol alto são causadores do desenvolvimento das doenças cardiovasculares. E aliado ao tabagismo e etilismo, o risco de desenvolver a doença cresce, podendo levar o indivíduo a condições favoráveis a incapacitações e óbito.

“Faz toda a diferença quando adotamos um estilo de vida mais saudável. Se não há tanto tempo, ou quando existe está cansado, busque se alimentar corretamente, evite alimentos industrializados e, quando estiver mais disposto, escolha caminhar, se divirta através de qualquer atividade física. É importante que o nosso corpo esteja em movimento e que nossa mente tenha ao menos momentos longe da rotina estressante”, defendeu a neurologista.

Se de repente surgirem os seguintes sintomas: dores que não cessam, falta de ar, palpitações, suor frio, tonturas ou desmaios, febre, perda de movimentos, convulsões; a médica orienta a ida imediata ao HGE, referência em Alagoas no atendimento de urgência e emergência pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em caso de necessidade, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está preparado para realizar a condução com agilidade e segurança.

Portador de endocardite, infecção no revestimento interno do coração, o morador de Santana do Ipanema, Vailton dos Santos, de 53 anos, está em tratamento na Unidade de Dor Torácica (UDT) do HGE. Ele diz que resolveu procurar assistência médica após passar a sentir continuamente vários sintomas, como cansaço excessivo, inchaço nas pernas, febre e dores pelo corpo.

“Eu fiquei muito debilitado, então me encaminharam para o HGE, onde estou internado. Quando estiver em condições favoráveis de saúde, serei submetido a uma operação para corrigir as válvulas do meu coração. Até agora tenho me sentido melhor e estou na expectativa que tudo se resolva logo”, estima Vailton, pai de três filhos.

Segundo a gerente do HGE, Marta Mesquita, a unidade também conta com um serviço especializado para o tratamento do AVC do tipo isquêmico e áreas especializadas no tratamento de doenças vasculares e endovasculares. “O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são capazes de evitar sequelas graves e permanentes, além de reduzir a mortalidade e o tempo de internação. Contudo, é muito importante que, além de preservarmos a nossa saúde, estejamos atentos aos alertas do nosso corpo”, pontuou.