Geral

Prefeito Rui Palmeira inaugura Cmei no Antares, nesta quinta

04/09/2019
Prefeito Rui Palmeira inaugura Cmei no Antares, nesta quinta

Centro Municipal de Educação Infantil Professora Dulcinete Barros Alves, no bairro Antares. Foto: Ascom Semed

Nesta quinta-feira (05), às 9h, o prefeito Rui Palmeira inaugura mais um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) para beneficiar a população da capital. Desta vez, será o Cmei Professora Dulcinete Barros Alves, localizado no Loteamento Casa Forte, no bairro Antares.

O Cmei terá capacidade para atender 120 crianças, divididas entre os turnos matutino e vespertino, e 60 crianças em tempo integral. A nova unidade possui fraldário, sala de repouso, playground, cozinha, refeitório e banheiros, além de estrutura administrativa e de auxílio para receber as crianças.

De acordo com o prefeito Rui Palmeira, com mais esta entrega, são 15 Centros Municipais de Educação Infantil inaugurados desde 2013. “É parte do nosso compromisso com a Educação, que tem sido nossa prioridade desde o início da gestão. Inclusive, a maioria dessas entregas está acontecendo na parte alta da capital, atendendo a população que mais precisa”, ressaltou.

O Cmei tem capacidade para atender até 120 crianças. Foto: Ascom Semed

A titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Ana Dayse Dorea, destaca que a inauguração de creches é um dos motivos para que a política de Educação Infantil de Maceió seja referência no país. “O Município não entrega somente estruturas. Existe uma política de Educação Infantil que foi cuidadosamente construída e está sendo implementada, sendo o grande diferencial para Maceió ser referência não só para Alagoas, mas para outros estados”, frisou.

Área externa e playground do Cmei. Foto: Ascom Semed

A obra, que está orçada no valor de R$ 1, 38 milhão, foi financiada com recursos do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamento para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), por meio do Fundo Nacional da Educação (FNDE), com contrapartida da Prefeitura de Maceió.

Creche vai receber crianças de 0 a 5 anos. Foto: Ascom Semed

Biografia da Patrona do Cmei

A professora Dulcinete Barros Alves dedicou grande parte da vida e trabalho ao Fundo Municipal de Educação de Maceió, sendo responsável, com os gestores da época, pela criação e estruturação.

Dulcinete Barros Alves nasceu no Povoado Serraria, na cidade de Capela, em 18 de fevereiro de 1950. Ela foi a primeira dos cinco filhos do casal José Barros e Elza Cavalcante Barros, trabalhadores rurais da Usina João de Deus. Cursou o Ensino Fundamental e Médio no Colégio Estadual de Alagoas. Em 1970, iniciou os estudos no curso pedagógico, no antigo Colégio Hélio Lemos.

Em 1970, iniciou a carreira profissional com  a irmã, a também professora Valdinete Cavalcante Barros, quando fundaram, na antiga Avenida Jatiúca, no bairro de mesmo nome, a Escola Infantil Menino Petrúcio. Em 1982, foi contratada para o cargo de professora pela Fundação Educacional de Maceió, extinta Femac, lecionando em várias escolas de Maceió.

Formou-se em Estudos Sociais pelo Cesmac e fez pós-graduação em Gestão Educacional. Em 2015, a professora foi diagnosticada com câncer de pâncreas e, apesar da gravidade da doença, ainda dedicava-se ao trabalho. Aposentou-se em 2016 e no mesmo ano foi designada para exercer, por meio de cargo em comissão, a função de assessora especial em assuntos contábeis, orçamentários e financeiros. A professora Dulcinete Barros Alves faleceu em 12 de agosto de 2016.

Centros Municipais de Educação Infantil já entregues

1-Cmei Maria Salete Silva, no Benedito Bentes;
2-Cmei Rodrigues Alves, no Benedito Bentes;
3-Cmei Leda Collor de Mello, no Osman Loureiro;
4-Cmei José Madltton Vitor da Silva, no Benedito Bentes;
5-Cmei Ana Carolina Galina Fortes, no Cidade Universitária;
6-Cmei Fúlvia Maria de Barros Mott Rosemberg, no Village Campestre;
7-Cmei Mestra Virginia, no Rio Novo;
8-Cmei Maria José de Oliveira, no Benedito Bentes;
9-Cmei Monsenhor Carlos Luis de Oliveira Barbosa, no Village Campestre;
10-Cmei Silvânio Barbosa dos Santos, no Benedito Bentes;

11-Cmei Pompeu Sarmento, na Serraria;
12-Cmei Nadir Brandão, em Ipioca;
13- Cmei Hebert de Souza, em Cruz das Almas;
14- Cmei Sônia Cavalcante, no Cambona;

15 – Cmei Dulcinete Barros Alves, no Antares.