terça-feira, 24 de setembro de 2019

Notícias

In:

Pesquisa de estudantes de Engenharia Civil do Ifal Palmeira sobre reutilização de gesso chega ao norte do país

Por Assessoria

Uma pesquisa desenvolvida por estudantes do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, chegará ao norte do país. Os alunos do grupo de pesquisa em Construção Civil: Mallena Soares, Eliedson Rafael de Carvalho e Giovanni José Paciência, sob orientação do professor: Jesimiel Pinheiro, tiveram o artigo: “Avaliação do comportamento mecânico na reutilização de resíduo de gesso em argamassa para assentamento de blocos cerâmicos em alvenaria de vedação”, aprovado para apresentação no 6º Encontro Nacional sobre Aproveitamento de Resíduos na Construção Civil (ENARC).

Este ano, o Encontro será realizado nos dias 30 e 31 de outubro na cidade de Belém – PA. A pesquisa tem como intuito utilizar o gesso coletado em Palmeira dos Índios e utilizá-lo para argamassa na construção civil. “Focamos especificamente, nesta etapa, na resistência mecânica da argamassa, sendo constatado que há uma viabilidade mecânica para esta mistura”, diz o professor, Jesimiel.

Segundo Mallena, a iniciativa vem para contribuir com questões ambientais já que previne um possível descarte inadequado de resíduos, como o gesso. “A construção civil é responsável por grande parte dos resíduos sólidos gerados no Brasil. Ao encontrarmos uma utilidade para esses resíduos estamos diminuindo o impacto gerado no meio ambiente. Quando se trata do gesso ainda tem o agravante de que em contato com a água torna-se tóxico e pode contaminar os lençóis freáticos”, ressalta.

Para a futura engenheira, pesquisas como essas são importantes por dois fatores: “Além do viés ambiental, diminui a demanda por matéria prima e ajuda na redução do preço final do produto”, esclarece.

Sobre o ENARC

O 6° Encontro Nacional sobre Aproveitamento de Resíduos na Construção (ENARC 2019) é um evento organizado pela Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento é promovido pelo GT Resíduos, da ANTAC, e dá continuidade à série iniciada na UEFS (Feira de Santana – 2009), com sequência na UFAL (Maceió – 2011), na UNISINOS (São Leopoldo – 2013), na Poli-USP (São Paulo – 2015) e na UFC (Fortaleza – 2017).

Compartilhe:
Tags: ,,,,

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com