Geral

Passeio ciclístico marca início da Semana de Trânsito em Maceió

18/09/2019
Passeio ciclístico marca início da Semana de Trânsito em Maceió

SMTT realiza passeio ciclístico cultural abrindo a Semana Nacional do Trânsito.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Um passeio ciclístico com música, história e cultura. Foi com essa combinação que a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), iniciou a programação da Semana Nacional de Trânsito em Maceió nessa terça-feira (17). A partir do Corredor Vera Arruda, em Jatiúca, local da largada, os ciclistas percorreram pontos históricos e turísticos da cidade, como monumentos e esculturas. A programação segue até quarta-feira (25).

Respeitar o ciclista e a pessoa idosa no trânsito é o principal tema das ações educativas, como explica Antônio Moura, superintendente municipal de Transportes e Trânsito. “Estamos com foco este ano na questão do cuidado com o ciclista e o idoso. É uma ação educativa que reforça o respeito à sinalização e a passagem na faixa de pedestres, com atenção maior com idosos e com pessoas com dificuldade de locomoção. É preciso que os condutores respeitem os pedestres e ciclistas e que todos que formam o trânsito tenham consciência para termos uma mobilidade urbana mais harmoniosa em nossa cidade”, disse o titular da SMTT.

Antônio Moura, superintendente de Transportes e Trânsito, destacou ação educativa sobre respeito no trânsito.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Durante o passeio ciclístico, os participantes da corrida, além dom público que acompanhou o evento, ampliaram o conhecimento sobre trânsito e a importância do uso da bicicleta. “A bicicleta não polui o ar e é uma atividade tranquila e divertida. Hoje conhecemos mais sobre a história e o turismo da capital. Isso faz com que o maceioense tenha uma visão diferente, tanto da bicicleta quanto da própria cidade, e com a educação de trânsito dissemos como o ciclista deve se comportar, quais os itens de segurança e a própria lei de trânsito”, pontuou Juliana Normande, diretora de Educação de Trânsito da SMTT.

Coral da LBV animou concentração do passeio ciclístico.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A concentração aconteceu no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca, com apresentação de 50 crianças do coral da Legião da Boa Vontade (LBV). Rosângela Farias, professora de música da LBV, afirmou que o objetivo do evento tem sintonia com o propósito da instituição. “Procuramos sensibilizar nossos usuários sobre a valorização da vida e tem tudo a ver com o evento. Apresentamos músicas educativas para que possam sensibilizar todos”, disse.

Para quem utiliza a bicicleta como prática esportiva e meio de transporte, a iniciativa da Prefeitura reforça o incentivo para atitudes sustentáveis. “Dia 22 de setembro é o Dia Mundial Sem Carro e hoje fazemos um passeio cultural, evento para mostrar o que Maceió tem de monumentos históricos. É uma parceria fantástica e maravilhosa, uma forma de estimular o desenvolvimento do esporte, que é bom pra saúde, e também um transporte saudável, que é favorável ao meio ambiente”, destacou  Antônio Fachinetti, fundador da Associação Alagoana de Ciclismo, que apoiou o passeio ciclístico.

Antônio Fachinetti – Fundador da Associação Alagoana de Ciclismo.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

O evento contou com a participação do arte educador da SMTT, Carlos Melo, que contou a história da capital durante o percurso. “Quando a gente conhece a nossa história, a gente se apaixona mais por nossa cidade. Então foi um momento oportuno”, disse. Os participantes contaram também com os estudantes e profissionais de saúde da Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT). Eles ofertaram gratuitamente os serviços de aferição de pressão arterial e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC).

Confira as atividades da Semana Nacional de Trânsito aqui.