Geral

Nova edição do Festival da Juventude leva milhares de pessoas ao #VemProBosque

02/09/2019
Nova edição do Festival da Juventude leva milhares de pessoas ao #VemProBosque

A grama do Bosque das Arapiracas estava tomada por gente, no Centro. No local, houve mais uma edição do Festival da Juventude, a segunda, encerrando as festividades do Mês da Juventude.

A festa começou ainda na tarde deste sábado (31), último dia de agosto, e se estendeu até a madrugada, com o apoio direto do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), 7º Grupamento Bombeiro Militar, segurança municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

“Nenhum incidente foi registrado, sendo mais um evento 100% na paz. Essa é uma característica do nosso povo e dos encontros que acontecem mensalmente aqui no Bosque”, diz a secretária Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SMCLJ), Rosângela Carvalho.

“Nossos artistas da terra seguem sendo valorizados através de incentivos como esse, proporcionado pelo prefeito Rogério Teófilo. Muito importante essa movimentação dando protagonismo aos nossos jovens e encerrando o nosso Mês da Juventude com chave de ouro”, completa o superintendente de Lazer e Juventude da SMCLJ, Wesley Victor Correia.

Diversas vertentes musicais foram trabalhadas nesta nova edição do Festival da Juventude, uma realização que se deu dentro do projeto #VemProBosque, que estimula as famílias a tomarem o espaço público.

EMOÇÃO À FLOR DA PELE

“É inexplicável a sensação de tocar de novo depois de tanto tempo, de graça e em praça pública aqui em Arapiraca. O público é diferenciado na nossa cidade! Vibração e energia foras de série!”, conta o cantor Mercinho, que em 2019 faz 24 anos de carreira, tendo já figurado em grandes bandas como o Gingado.

Houve ainda um show-surpresa do coletivo Afro Ara, pertencente ao Centro de Convivência e Apoio Familiar Parceiros do Bem.

O projeto musical é um dos muitos da ONG que funciona na Rua Bela Vista, no bairro Brasília. Por lá, também têm atividades envolvendo grupos de caminha, reiki, capoeira, karatê e atendimento psicológico, entre outras.

No repertório, repercutindo nos atabaques, o Afro Ara trouxe o melhor da axé music, com canções que remetiam à história dos povos escravizados – o festival sendo ponte igualmente para a reflexão.

“Além de Mercinho e do coletivo do bairro Brasília, aconteceram apresentações de Filipe Silva, cantor de pagode e swingueira que é uma das revelações da música arapiraquense; a banda de pop rock e soul Gato Negro, a qual acabou de lançar música e clipes novos, a “Vela”, celebrando isso com o público presente; e Jéssyka e Banda, que agitou a todos e todas com muito sertanejo, axé, música romântica e swingueira, antecipando o show de gravação de seu 1º DVD que ocorrerá em outubro deste ano.

SERVIÇOS DE SAÚDE

Na oportunidade, também houve serviços de saúde gratuitos sendo disponibilizados à população, como exames de glicemia e aferição arterial (em parceria com o Sest/Senat) e testes rápidos de HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C.

Reverenciando o Dia Nacional de Combate ao Fumo, no último dia 29 de agosto, aconteceu uma exposição sobre tabagismo por lá, lançando novo olhar sobre o assunto.

Afora a SMTT e a Saúde, o evento contou com o envolvimento das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente; de Articulação e Políticas Públicas; de Serviços Públicos; e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Zélia Azevedo; e da Coordenação Geral de Comunicação.