Geral

Indígenas e o Conselho Municipal de Cultura fazem protesto contra mudança do Museu Xucurus em Palmeira

13/09/2019
Indígenas e o Conselho Municipal de Cultura fazem protesto contra mudança do Museu Xucurus em Palmeira

Museu Xucurús

Você sabia que o Museu Xucurus de História, Arte e Costumes foi inaugurado em 1971? Seus idealizadores foram Luiz Barros Torres (memorialista com grande contribuição para a História da cidade), Alberto de Oliveira Melo (Tenente da Marinha Brasileira) e Dom Otávio Barbosa Aguiar (Primeiro Bispo da Diocese de Palmeira dos Índios), mas eles não poderiam ter realizado tal feito sem a contribuição do povo palmeirense que em dois meses e meio doaram mais de 2.000 mil peças para compor o acervo do museu que seria criado.

A presença do bispo no grupo idealizador do museu é a prova contundente que em nenhum momento foi desrespeitado um local sagrado – como alguns justificam para defender a retirada do museu do atual prédio – pois obviamente um bispo iria saber os caminhos a serem seguidos em relação a utilização do ambiente.

A estrutura da igreja de Nossa Senhora do Rosário passou por um processo de desacralização ou seja deixou de ser considerado um local sacro (templo) e passou a ser um ‘prédio’ de caráter histórico, o próprio Dom Otávio Aguiar justificou o processo que ocorreu afirmando que devido a proximidade com a Catedral a igreja de Nossa Senhora do Rosário acabou por entrar em desuso em relação a celebração de missa e por isso ele via mais proveito em ceder o ambiente para abrigar o museu, isso foi registrado no livro de tombo da Diocese em 12 de dezembro de 1971. (Texto construído com informações retiradas da dissertação de mestrado de João Paulo Omena).