Cidades

Hemoal não abre para doação de sangue no feriado da Emancipação de Alagoas

13/09/2019
Hemoal não abre para doação de sangue no feriado da Emancipação de Alagoas

Ao contrário das demais unidades mantidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) não irá abrir para doação de sangue nesta segunda-feira (16). Isso porque, a data marca o feriado da Emancipação Política de Alagoas, quando as Unidades Arapiraca e Maceió irão atuar apenas para liberação de hemocomponentes às maternidades e hospitais.

Na terça-feira (17), o órgão volta a atender aos doadores em seus horários habituais. Em Maceió, o Hemoal Trapiche, localizada ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), atende das 7h às 18h. Já o Hemoal Farol, situado no Hospital Veredas, abre das 8h às 11h. No interior, o Hemoal Arapiraca, que funciona na Rua Geraldo Barboza, atende das 7h30 às 17h30.

Os interessados em se candidatar à doação voluntária de sangue devem ter boa saúde, peso superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos, segundo portaria do Ministério da Saúde (MS). Além destes pré-requisitos, é necessário comparecer aos postos de coleta portando um documento de identificação com foto.

“No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais e/ou responsáveis para autorizar a doação. Os voluntários que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, ficam impedidos de doar. Gestantes e lactentes também não podem se candidatar à doação durante neste período. No caso do doadores que irão repetir o procedimento”, informa a assistente social Maria das Graças Padilha, ao ressaltar que os homens devem respeitar um prazo de dois meses e as mulheres de três.