Geral

Desfile da Independência atrai mais de 12 mil pessoas a Jaraguá

07/09/2019
Desfile da Independência atrai mais de 12 mil pessoas a Jaraguá

Mais de 12 mil pessoas prestigiaram, na manhã deste sábado (7), o Desfile da Independência realizado na Avenida da Paz, bairro de Jaraguá, em Maceió, segundo dados do Comando de Policiamento da Capital (CPC). Foram empregadas cerca de 180 viaturas, quatro aeronaves e 2700 componentes de 19 instituições que participaram do evento cívico-militar para celebrar os 197 anos de Independência do Brasil.

O Desfile da Independência teve início por volta das 8h30 com a chegada do governador Renan Filho ao Memorial à República. Em entrevista coletiva, ele disse que espera que o país volte a crescer economicamente e com justiça social. “Eu espero que esse dia signifique justiça social, equidade entre as pessoas e liberdade para que o Brasil reencontre novas possibilidades de voltar a crescer, gerar emprego e trazer oportunidades para todo o povo brasileiro”, declarou o governador.

 Desfile cívico-militar de 7 de setembro de 2019 (Foto: Márcio Ferreira)

Após a execução do Hino da Independência, o chefe do Executivo estadual fez a revista às tropas em viatura aberta, na companhia do comandante do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BIMtz), Cláudio Gadelha; da Polícia Militar de Alagoas (PM), Marcos Sampaio; do Corpo de Bombeiros (CB), André Madeiro; do secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior; do capitão dos Portos de Alagoas, Haron Jorge Cavalcante; e do comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Maceió, Diógenes da Rocha Garcez.

 Desfile cívico-militar de 7 de Setembro em Maceió (Foto: Márcio Ferreira)

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, e o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Marcelo Victor, também prestigiaram o evento cívico-militar.

 Desfile cívico-militar de 7 de Setembro em Maceió (Foto: Márcio Ferreira)

Desfilaram integrantes da Aeronáutica, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil (PC), Perícia Oficial, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Programa Ronda no Bairro, Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), Lions Club, Cruz Vermelha, Grupamento Independente de Patrulhas Juvenis e Escoteiros do Brasil e Florestais.

 Mesmo com 96 anos de idade, numa cadeira de rodas, dona Gasparina Mazoni Martins fez questão de assistir ao Desfile da Independência (Foto: Márcio Ferreira)

Mesmo com 96 anos de idade, numa cadeira de rodas, dona Gasparina Mazoni Martins fez questão de assistir ao Desfile da Independência.”Essa é a data mais importante para o nosso Brasil. Todos os anos eu venho. Eu desejo (à nação) felicidade, saúde, paz e amor a Deus”, declarou Gasparina.

O Grito dos Excluídos encerrou o desfile. A marcha, que em 2019 completou 25 anos, teve como tema a “Vida em Primeiro Lugar” e reuniu movimentos sociais, sindicatos, estudantes e trabalhadores do campo e da cidade.a