Alagoas

Deputada Cibele Moura defende desburocratizar Estado para reverter desemprego de jovens

25/09/2019
Deputada Cibele Moura defende desburocratizar Estado para reverter desemprego de jovens

Deputada Cibele Moura

A líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputada estadual Cibele Moura, ocupou a tribuna da Casa nesta terça-feira (24), para lembrar a passagem do Dia da Juventude do Brasil, último domingo, 22, e reafirmar que é preciso trabalhar ações imediatas que desburocratizem o Estado, possibilitando o crescimento do empreendedorismo e a abertura do mercado de trabalho para os jovens no País e em Alagoas.  

“Os números são assustadores”, ela disse. E citou que pelo Estatuto da Juventude é considerado jovem quem tem entre 15 e 29 anos. “33,5% dos trabalhadores alagoanos na faixa etária entre 18 e 24 anos estão desempregados. Isso significa que a cada 100 jovens, nessa faixa, 33 estão desempregados no Estado de Alagoas”, relatou. 

Cibele disse considerar que o desemprego é um dos maiores problemas sociais do Brasil. Segundo o PNAD [Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio], 23% dos jovens brasileiros não estudam e nem trabalham.  Isso é alarmante, principalmente em um país onde a gente tem 6,8% de taxa de analfabetismo. Como é que a gente quer melhorar o Brasil, ter um país melhor para os nossos filhos e netos se a gente não consegue colocar a juventude de hoje dentro da escola, trabalhando”, indagou. 

Lembrou do Projeto de Lei da Liberdade Econômica, de autoria do deputado Davi Maia (Democratas), que tramita na Assembleia e do qual ela é a relatora. “É um projeto de lei que eu tenho certeza que vai gerar mais emprego em Alagoas, diminuir essa porcentagem de jovens desempregados”, disse. 

A deputada também citou como medida para reverter o quadro de desemprego o projeto Rota da Educação, de autoria dela e iniciado nessa segunda-feira (23), na região Norte. Disse que vai visitar as escolas estaduais, vendo onde estão erros e acertos para no final  elaborar um relatório que será entregue ao secretário de Estado da Educação Luciano Barbosa apontando onde pode melhorar a situação do setor e aos deputados o que pode ser feito em termos de projetos e indicações mais efetivos. “Acredito na força da educação para mudar essa realidade”, disse Cibele.