Alagoas

Chá de Memória brinda público com música e temática sobre origem de Alagoas

25/09/2019
Chá de Memória brinda público com música e temática sobre origem de Alagoas

Na sua 36ª edição, Chá de Memória teve palestra do historiador Douglas Apratto Tenório na estreia do novo horário do evento promovido pelo Gabinete Civil e realizado pelo Arquivo Público de Alagoas (Foto: Thiago Sampaio)

Com direito a apresentação do maestro Luiz Martins, do Centro Universitário Cesmac, ao tocar peças do maestro alagoano Heckel Tavares e do artista Dominguinhos, a 36ª edição do Chá de Memória, coordenado pelo Gabinete Civil e realizado pelo Arquivo Público de Alagoas(APA), emocionou a quem compareceu à sede do APA, no bairro Jaraguá, em Maceió, na noite de terça-feira (24).

O tema abordado foi “Encantamento e Construção na História: o país dos alagoanos e Maçaió-k”, com palestra do professor Douglas Apratto Tenório. Na ocasião, foram lançados ainda dois livros de autoria do próprio palestrante. Para esta edição, o Chá proporcionou uma novidade ao público: a estreia do novo horário – que passou a ser às 19 horas.

Representando o secretário do Gabinete Civil, o chefe de Gabinete André Molina ressaltou a presença do palestrante Douglas Apratto Tenório e dos demais convidados no evento que já se tornou tradicional para os debates da história de Alagoas.

Ainda na ocasião, antes da palestra, o professor Douglas Apratto foi homenageado pela aluna Roseli Frazão, do 7º ano de pedagogia do Cesmac, com uma poesia.

Emocionado, o professor agradeceu e ressaltou a importância do Chá de Memória para discutir a história dos alagoanos.  “Quero aqui fazer um reconhecimento ao Governo do Estado, através do Gabinete Civil e ao Arquivo Público, por proporcionar esses momentos porque este espaço é o guardião da memória de Alagoas”, ressaltou Apratto, ao fazer uma deferência especial à superintendente do APA, Wilma Nóbrega.  “A Wilma já havia feito um trabalho maravilhoso quando passou pela Biblioteca Pública de Arapiraca e tem feito um trabalho de muita relevância no APA”, completou.

“Estamos felizes porque a frequência nessa estreia do novo horário do Chá de Memória superou nossas expectativas”, agradeceu Wilma Nóbrega.

Tema

Na sua abordagem, Apratto, que também é vice-reitor do Centro Universitário Cesmac,  levou ao público a história dos feitos praticados de uma valorosa cidade mestiça, de origem indígena, ao falar sobre o livro “Maçaió-K, Maçayó, Maceió”.

Apratto também abordou o livro  “A História do País dos Alagoanos”, ao destacar os capítulos da trajetória com fatos marcantes sobre  a presença do açúcar, a guerra holandesa no século XVII, a cultura do algodão e da indústria têxtil em Alagoas até chegar aos tempos atuais.

Os livros foram lançados pela Editora Cesmac, em coedição com a Editora da Universidade Estadual de Alagoas – Eduneal.

Chá de Memória

O Projeto Chá de Memória visa à dinamização do Arquivo Público de Alagoas, com a realização mensal de palestras, mesas-redondas e debates sobre os mais variados temas envolvendo pesquisadores, historiadores e a sociedade alagoana. O objetivo é socializar o acervo do APA com estudantes, profissionais e pessoas interessadas pelas temáticas abordadas.