segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Notícias

In:

Alagoas já conta com dois consultórios de enfermagem

Por Assessoria

O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL), por meio da Gestão “Um Novo Tempo”, tem se esforçado desde o primeiro dia de administração para empoderar e dar o devido protagonismo que a categoria tanto almeja. E no estado já é possível ver os frutos de todo esse esforço serem colhidos.

Um exemplo disso são os dois consultórios de enfermagem que foram abertos em Alagoas, um em Santana do Ipanema e outro em São Miguel dos Campos, ambos reconhecidos e registrados no Coren-AL. A modalidade de atendimento preconiza com o que rege a regulamentação do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), de Nº 568/2018.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas, Renné Costa, a Enfermagem está vivendo um novo momento. “Essa é a hora de buscarmos o protagonismo social, político e institucional que tanto almejamos. Seja ele para os enfermeiros ou técnicos e auxiliares em enfermagem. Ações como estas resgatam a autoestima da categoria”, afirma.

A enfermeira Amanda Araújo Mendes, responsável pelo primeiro consultório em Santana do Ipanema, o primeiro do estado, explica de onde surgiu a ideia. “Eu sempre quis empreender na enfermagem, mas ainda não sabia como. Enquanto fazia um curso na área de feridas, em Aracaju, vi que a maioria das enfermeiras tinham consultórios e clínicas. Como meu pai é odontólogo e tem uma clínica com o sócio, vi que lá tinha uma sala vaga e surgiu a ideia”.

Amanda relata ainda que realiza todos os procedimentos de enfermagem permitidos por lei, mas tem como foco curativos em feridas, trabalhando com coberturas mais avançadas, auriculoterapia e atendimento domiciliar.

“Abri o consultório no dia 10 de junho. A aceitação tem sido boa na região, mas ainda caminhamos devagar para sairmos da cultura da consulta médica. Faço muitos atendimentos em domicílio e a pacientes que não conseguem um bom resultado ao procurar a Atenção Básica de Saúde”, finaliza Amanda Araújo Mendes.

E o protagonismo não para por aí, saindo do Sertão alagoano para São Miguel dos Campos, o Alpha Centro de Reabilitação também incentiva e realiza as consultas por enfermeiros, tendo como responsável técnica a enfermeira Martina de Vasconcelos Oliveira. Ela já é parceira do Coren-AL e participou da mesa redonda “os caminhos de sucesso para a enfermagem empreendedora”, falando sobre o sucesso do seu consultório, no “1º Workshop da Enfermagem no empreendedorismo, que teve como tema ‘Por onde estamos Caminhando?’”, realizado no dia 19 de julho. O consultório Centrafe, da Martina, tem a especialidade em feridas.

Nursing Now – No dia 2 de agosto, o Coren-AL, junto ao Conselho Federal de Enfermagem, lançou o Nursing Now no estado. A campanha é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Conselho Internacional de Enfermagem (CIE), que busca chamar atenção dos governos dos países integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU), para a valorização dos profissionais da área, que são essenciais para atingir as metas globais, nacionais e locais da saúde.

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com