Cidades

Vivência sobre ervas medicinais com a índia Koram de etnia Xucuru-Kariri

27/08/2019
Vivência sobre ervas medicinais com a índia Koram de etnia Xucuru-Kariri

Vivemos em uma época em que poucas vezes se tem tempo, disponibilidade e oportunidade para escutar e aprender coisas que só a experiência pode ensinar. Com o propósito de despertar sentidos para o autocuidado e sobre o cuidado que se faz junto, coletivamente, a Cuidadoria do Ser promove o encontro com a índia Koram, que se dedica a multiplicar o conhecimento sobre o cultivo das ervas medicinais e suas indicações e irá compartilhar seus saberes com o público presente. O encerramento da vivência será com um Toré.

O conhecimento sobre plantas medicinais é um daqueles assuntos em que a ciência e saberes tradicionais se misturam e se complementam. Muitas das aplicações que a ciência, por meio de pesquisas atuais, descobriu para as plantas medicinais são fundamentados em conhecimentos ancestrais passados de geração em geração.

O relacionamento dos indígenas com a natureza é cercado de respeito e equilíbrio, envolve também o afeto, que faz com que os índios vivam uma relação mais próxima e sagrada, obtendo sua nutrição física e espiritual. É através da natureza que encontram respostaspara levarem uma vida simples e remédios para curar doenças em suas comunidades.

Koram pertence à etnia Xucuru-Kariri, neta de mestre de raiz e filha de uma das parteiras mais antigas da comunidade indígena de Palmeira dos Índios, há mais de 30 anos se dedica a cuidar e conhecer o mundo encantado das ervas que emanam cura.

A índia Koram tem ministrado uma série de cursos em Alagoas e outros Estados brasileiros, multiplicando seus conhecimentos, ressaltando a importância da preservação e valorização desse saber como forma de afirmação da cultura e da identidade indígena.

Esta será a primeira de uma série de atividades que serão promovidas pela Cuidadoria do Ser – espaço dedicado a psicologia, psiquiatria, arteterapia, cursos, vivências, medicina do trabalho e pediatria – com unidades em Maceió e Marechal Deodoro, coordenado pela médica Nain Barros Ferreira (CRM 1445 | RQE 135055) e pela psicóloga Kelcy Mary Ferreira Pereira (CRP 15/4258).

O local da “Vivência com a índia Koram Xucuru-Kariri – Saberes sobre ervas medicinais, amor e como preparar um herbário” será na Rua Santa Genoveva, nº 05 (próximo a Paróquia São Pedro Pescador), na Praia do Francês, em Marechal Deodoro.

 SERVIÇO

Vivência com a índia Koram Xucuru-Kariri – Saberes sobre ervas medicinais, amor e como preparar um herbário

Data: 07 de setembro – sábado | Horário: das 10h às 17h

Local: Praia do Francês, Mal. Deodoro – AL | Rua Santa Genoveva, nº 05 (próximo a Paróquia São Pedro Pescador)

Vagas limitadas!

Mais informações: 82. 99900 8882