Geral

Vetkids: Parque do Horto promove educação ambiental

17/08/2019
Vetkids: Parque do Horto promove educação ambiental

Parque do Horto realizou a edição especial do VetKids, veterinários por um dia.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Luiz Ricardo tem 8 anos e teve um dia de descobertas. “Eu participei da trilha, conheci aves, fiz piquenique com minha família e vi pela primeira vez a preguiça numa árvore”, disse. Foi assim o sábado (17) para as crianças que estiveram no Parque do Horto para participar da edição especial do projeto “Vetkids: Veterinários por um dia”, uma iniciativa da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes). A ação de educação ambiental reuniu famílias e “foi muito legal” na avaliação do pequeno Luiz.

Durante a trilha na Unidade de Conservação, localizado na Avenida Fernandes Lima, as crianças conheceram um pouco a Mata Atlântica, aves de rapina, o trabalho de um médico veterinário  e ainda aproveitaram o momento de lazer com exercícios físicos e piquenique.

O superintendente de Desenvolvimento Sustentável, Gustavo Acioli Torres, acompanhou as atividades e ressaltou que a principal proposta, além do lazer, é a conscientização: “O objetivo é sempre atrair a população para promover muita educação ambiental e que as famílias possam desfrutar de um dia de lazer com atividades físicas e brincadeiras. Hoje aqui no Parque do Horto o diferencial foi a apresentação de aves de rapina. A criançada aprendeu sobre mais uma profissão e interagiu com o meio ambiente nessa área de preservação de Maceió”.

Quem ficou surpreso no passeio foi Anderson Oliveira, de 7 anos. Foi a primeira vez que ele esteve no Parque do Horto. “Achei muito legal, porque é um lugar todo verde e posso encontrar animais”, falou o maceioense.

Os novos conhecimentos e os momentos de lazer não foram apenas para as crianças. O pai do Anderson, Antônio de Pádua, também ficou encantado com o espaço. “É uma área verde dentro da cidade e é muito importante que todos venham conhecer, porque nos traz paz, e uma tranquilidade maravilhosa. Vim com minha esposa e trouxemos nossos filhos para conhecer, ter esse contato com a natureza e aproveitar esse ar maravilhoso”, disse o oficial da Marinha, que pretende voltar ao Parque do Horto.

Saulo Henrique tem 10 anos, ouviu todas as explicações durante a manhã e observou cada detalhe. “Eu vim com meus pais para olhar os animais, mas as árvores me chamaram atenção também. Foi muito bacana”, falou o estudante.

A iniciativa da Sudes, que administra o espaço em conjunto com o Ibama, também tem um braço social. Os participantes doaram ração para gato e cachorro, que será entregue a uma instituição responsável por cuidar de animais abandonados.