Geral

Segurança Pública combate organizações criminosas em operação nacional

15/08/2019
Segurança Pública combate organizações criminosas em operação nacional

As forças policiais da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) participaram, nesta quinta-feira (15), de uma operação nacional de combate à organizações criminosas. Foram cumpridos 37 mandados de busca e apreensão e 42 de prisão em Maceió e outros sete municípios do Litoral Norte.

Os mandados cumpridos em Alagoas foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital com base em investigação da Delegacia de Narcóticos (Denarc) e outros três procedimentos de investigação do Grupo de Atuação Especial e Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público do Estado.

A ação contou com o trabalho integrado de diversos batalhões, delegacias e grupos táticos. A Polícia Militar atuou com o Comando de Policiamento da Capital (CPC), Comando de Policiamento do Interior (CPI), os Batalhões de Operações Especiais (Bope), de Radiopatrulha (BPRp), de Eventos (BPE), o Rodoviário (BPRv), Ambiental (BPA), e o Batalhão de Trânsito (BPTran). Também participaram equipes dos 6°, 7° e 10° Batalhões e as 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Companhias Independentes.

A Polícia Civil empregou equipes da Divisão Especial de Investigações e Capturas (DEIC), Operação Policial Integrada Litoranea (Oplit), Tigre, Asfixia e da Delegacia de Narcóticos.

O Grupamento Aéreo participou do cumprimento dos mandados e a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) também colaborou na ação.

Até o momento, 21 pessoas foram presas. As equipes já apreenderam duas pistolas e um revólver, entre 200 e 250 gramas de cocaína, 37 bombinhas de maconha e dois pedaços maiores durante cumprimento dos mandados em Matriz de Camaragibe; 224 gramas de maconha, 8 gramas de crack e mais 44 bombinhas de crack e uma balança de precisão em Maragogi.

A população é ferramenta fundamental no trabalho das polícias na desarticulação de organizações criminosas e pode contribuir realizando denúncias anônimas pelo 181.