Geral

Secti leva oficinas de iniciação à robótica a Grota do Grutão nesta sexta-feira

15/08/2019
Secti leva oficinas de iniciação à robótica a Grota do Grutão nesta sexta-feira

A Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) vem realizando ações durante esse mês de agosto nas grotas de Maceió, com o objetivo de fazer chegar às comunidades mais carentes a tecnologia e a inovação, por meio das oficinas de iniciação à robótica, a ExpoSecti. Nesta sexta-feira (16) é a vez da Grota do Grutão, no bairro de Gruta de Lourdes.

As atividades acontecem das 10h às 12h e permitem que crianças de 6 a 13 anos construam protótipos robóticos em forma de carro, utilizando resíduos sólidos reutilizáveis, fazendo com que esses jovens desenvolvam interesse pela pesquisa e pela ciência e despertem a criatividade, competitividade, consciência ecológica, além da socialização.

A próxima ação também já tem data marcada e será no dia 23 deste mês, na Grota Senhor do Bonfim, no bairro de Chã da Jaqueira.

Grota das Piabas

Centenas de crianças participaram das oficinas de iniciação à robótica na Grota das Piabas, no bairro do jacintinho, na última sexta-feira (9). Foram abordadas noções de matemática e desenvolvimento sustentável de forma lúdica e simples, utilizando da prática na construção de protótipos robóticos.

O pequeno Jean Rodrigues, 8 anos, estudante e morador da comunidade ficou encantado com o que aprendeu e disse que passará o aprendizado para os seus colegas.

“Foi muito bacana poder participar, estou ansioso para ensinar aos meus amigos que não puderam participar”, disse Jean.

Já a jovem Yarithssa Silva Ramos, 16 anos, estudante da escola Estadual Professora Miran Marroquim, afirmou que “foi um grande incentivo para a comunidade que não tem a oportunidade de viver isso todos os dias”.