Geral

Saúde da Mulher capacita sobre exames de citologia

31/08/2019
Saúde da Mulher capacita sobre exames de citologia

Com o objetivo de atualizar os profissionais que atuam nas unidades de saúde do município sobre coleta de citologia do colo de útero, a Gerência de Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu nessa sexta-feira (30), no campus do Cesmac (Farol), uma capacitação direcionada aos enfermeiros da Atenção Básica.

Capacitação sobre exame de citologia. Foto: Neno Canuto/ Ascom SMS

De acordo com Verônica Brandão, gerente de Atenção à Saúde da Mulher da SMS, o treinamento teve como objetivo melhorar o atendimento das mulheres nas unidades de saúde. “Durante todo o mês realizamos essa capacitação que visa difundir maior conhecimento sobre o câncer do colo de útero, assim como melhorar a parte de coleta dessas citologias, pois é importante sempre reciclar e colocar os novos dados e informações para eles”, explica.

“Desde o início do mês estamos realizando essas capacitações, hoje como é o último dia, já podemos avaliar a iniciativa como muito positiva, pois todos os participantes gostaram muito e havia essa necessidade de atualização para os nossos profissionais. Acreditamos que os resultados já virão nos próximos meses com a melhoria dessa coleta e consequentemente de todo o serviço prestado à saúde da mulher”, comemora Verônica.

Verônica Brandão, gerente de Atenção à Saúde da Mulher. Foto: Neno Canuto/ Ascom SMS

Nos quatro dias de capacitação, 09, 16, 23 e 30 de agosto, cerca de 130 profissionais de enfermagem de receberam o treinamento.

Importância da citologia

A prevenção e o diagnóstico do câncer de colo uterino podem ser feitos pela colheita de material citopatológico, que detecta precocemente lesões pré-cancerosas. É importante que os serviços de saúde sempre orientem sobre a importância do exame preventivo, pois sua realização periódica permite que o diagnóstico de câncer de colo de útero seja feito de forma precoce, o que reduz muito a mortalidade por conta da doença.