Geral

Sarampo: Município amplia atendimento e abre salas de vacina nos finais de semana

14/08/2019
Sarampo: Município amplia atendimento e abre salas de vacina nos finais de semana

A partir desta semana, a Prefeitura de Arapiraca intensifica as ações de saúde e amplia o horário de atendimento à população nas salas de vacinação dos Centros de Saúde do Município, que agora também passam a funcionar nos finais de semana.

O funcionamento usual das salas de vacina acompanha o período de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, durante todo o ano, realizando a imunização da população, com destaque para algumas campanhas nacionais, que seguem o cronograma do Ministério da Saúde.

Após a notificação de um caso de sarampo em Arapiraca, a Administração Municipal organizou uma estratégia de ação com o objetivo de chamar a atenção da população para a necessidade dos cuidados, observação dos sintomas e da imunização contra o sarampo.

Além da vacinação que já acontece nas UBS, equipes de saúde realizam busca ativa da população, com idade entre 1 a 49 anos, que não tomou a vacina; vacinação dos profissionais de saúde; sala de espera nas UBS e contato com as escolas para acompanhamento do cartão de vacinas.

Outras duas medidas tomadas pela Prefeitura de Arapiraca são a abertura de sala de vacina também aos sábados, nos Centros de Saúde do Município, e aos domingos, no 5º Centro de Saúde, que já funciona também nos finais de semana e feriados, com o serviço do Pronto Atendimento.

Assistência

De acordo com informações da Superintendência de Vigilância em Saúde, o paciente diagnosticado com sarampo está bem, sendo acompanhado pela equipe das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde. “Todas as medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde foram tomadas, incluindo o bloqueio vacinal dos seus contatos”, ressaltou Aglaí Tojal, superintendente de Vigilância em Saúde.

Confira os endereços dos Centros de Saúde de Arapiraca:

  • 1º Centro de Saúde – Rua Muniz Falcão, 27, bairro São Luiz;
  • 2º Centro de Saúde – Rua Expedicionários Brasileiros, s/n, bairro Baixa Grande;
  • 3º Centro de Saúde – Rua José Jailson Alves, s/n, bairro Santa Edwiges;
  • 4º Centro de Saúde -Rua Nossa Senhora da Salete, 1003, bairro Itapoã;
  • 5º Centro de Saúde – Rua Geraldo Barbosa, 60, Centro.