Geral

Rede pede que Senado crie CPI para investigar queimadas na Amazônia

27/08/2019

Em meio à tensão sobre as queimadas e o desmatamento na Amazônia, a Rede protocolou no Senado um pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a situação. O líder do partido na Casa, Randolfe Rodrigues (AP), anunciou que conseguiu 30 assinaturas – das 27 necessárias – para protocolar o requerimento da CPI.

A instalação da CPI depende do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que não sinalizou seu posicionamento. Aliados dele, no entanto, já fizeram discursos contra a criação da comissão. “Sabemos que temos problemas. Temos que enfrentar, mas não queremos expor o interesse nacional, a soberania nacional, o interesse regional dos nossos Estados. Acho que o momento é de maturidade, é de serenidade, é de responsabilidade com o interesse do Brasil”, afirmou o senador Marcos Rogério (DEM-RO).

O entendimento da oposição no Senado é que a instalação de uma comissão permanente de senadores e deputados sobre mudanças climáticas, que deve ocorrer nesta quarta-feira, 28, não é suficiente porque não teria caráter de investigação. “Temos que investigar as causas dessa tragédia. Não acho que essa comissão responda ao grave e trágica crise que está sendo enfrentada. A resposta do Congresso Nacional deveria ser mais efetiva”, declarou o líder da Rede ao Broadcast Político.

Na Câmara, a oposição também ensaia articulação para tentar criar uma CPI da Amazônia na Casa.

Autor: Daniel Weterman
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.